Search
Close this search box.

Livro retrata obras africanas do acervo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Redação Culturize-se

"Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite"
Foto: Guilherme Galembeck

As editoras das principais universidades de Campinas, Splendet da PUC-Campinas e Editora Unicamp, se unem pela segunda vez para publicar um livro que destaca parte dos acervos de arte do cientista Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Ao longo dos anos, o professor Rogério, como é conhecido no meio acadêmico, colecionou obras de arte de diversas culturas de interesse histórico e cultural. Em 2022, foi lançado “Arte e Arqueologia da América Indígena”, focado na coleção pré-colombiana do cientista. Agora, as editoras lançam “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite”, composto por 10 imagens de estatuetas e máscaras africanas, acompanhadas de contextualizações históricas.

Com 392 páginas e bilíngue, o catálogo é assinado por Lisy-Marta Heloísa Leuba Salum e Renato Araújo da Silva, dois dos maiores especialistas em arte africana no Brasil. A publicação está à venda por R$ 280,00 e promete ser um marco nacional pela qualidade dos estudos apresentados. A coleção de Cerqueira Leite, adquirida na África, Europa e Brasil, inclui peças compradas de coleções de diplomatas e já foi exposta em locais como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e, virtualmente, pela PUC-Campinas durante a pandemia de covid-19.

Reflexão e Relevância Histórica

O livro “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite” não apenas apresenta obras de arte, mas também instiga uma reflexão moderna sobre a influência da arte africana e seu papel na história e cultura mundial, especialmente no Brasil, onde mais de 50% da população se reconhece como descendente de povos africanos. A publicação busca combater a visão colonialista que, no século XIX, exibiu essas peças como prova de um suposto atraso cultural dos povos africanos para justificar a violência das invasões europeias.

Os reitores da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, e da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, destacam a importância do livro para a humanidade, ao divulgar uma arte tão influente, ainda que subestimada. A obra é organizada em cinco capítulos principais: África setentrional e oriental; África central; África ocidental; Arte africana e signos de riqueza e poder; e Arte africana e sua modernização. Cada capítulo explora as diversas formas de expressões estéticas da cultura material africana.

O Legado de Cerqueira Leite

Cerqueira Leite é uma figura multifacetada, não apenas na ciência, como fundador do Departamento de Física da Unicamp, mas também como um defensor das artes e da cultura. Sua paixão pelas artes e seu compromisso acadêmico se refletem nesta publicação, que soma ao prestígio da Unicamp e à inovação da PUC-Campinas. Em 2023, a PUC-Campinas inaugurou o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, reforçando a importância do acesso ao conhecimento e à cultura africana.

“Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite” é mais do que um catálogo; é uma contribuição significativa para a compreensão e valorização da arte africana. A parceria entre Splendet e Editora Unicamp ressalta o compromisso das universidades com a divulgação cultural e acadêmica. A obra não só destaca a riqueza das coleções de Cerqueira Leite, mas também oferece uma reflexão profunda sobre a herança cultural africana, essencial para a construção de um entendimento mais justo e inclusivo da história e cultura global.

Deixe um comentário

Posts Recentes