Princípios Editoriais

O Culturize-se é resultado de uma demanda reprimida na sociedade brasileira. Há poucos, ou quase nenhum, refúgios na internet para quem gosta de cultura em um escopo mais abrangente, mas também específico. Ou os sites focam apenas na cultura pop ou são puro rebuscamento. Este projeto ambiciona ser essa necessária ponte que promova encontros e reencontros.

Confira abaixo alguns dos nossos princípios para atingir esses objetivos:

1 – O conteúdo produzido e distribuído por Culturize-se gera algum tipo de valor para seu leitor. Da reflexão à compreensão ou puramente diversões e relaxamento. 

 

2- O Culturize-se acredita que cultura também é qualidade de vida e, portanto, investe em um jornalismo responsável e que busca proporcionar angulação, contexto e, claro, informação embasada e com credibilidade. 

3 – Reportagens estão em extinção na internet brasileira. Principalmente quando falamos de cultura. É essa realidade que desejamos mudar com investimento em apuração, pesquisa e informações filtradas pelos mais elevados padrões de verificação. 

4 – Diversidade e pluralidade são bem-vindos. Por isso reunimos um time de colunistas amplo e multifacetado para abordar uma multiplicidade de temas que apenas a cultura em seu sentido mais rígido pode comportar. 

5 – Cultura de verdade quer dizer capacidade de entender e opinar sobre uma variedade de temas. Então, apara além das sete artes, também haverá bifurcações com temas que superficialmente podem parecer estranhos ao universo do site como política, economia e comportamento.

6 – A ideia de hierarquizar as informações está ligada ao fato de que o Culturize-se não se propõe a ser um rebate do noticiário cultural, estrangeiro em maior parte. As chamadas hard news, ou notícias quentes, terão destaque, principalmente nas newsletters, mas não compõem o rito de aprofundamento e contexto inerente à proposta do site.

7 – O jornalismo do Culturize-se nasce crítico, como deve ser toda a proposta de curadoria, mas isso não quer dizer que ele seja enviesado. Opiniões e matérias patrocinadas estarão sinalizadas como tal. Todavia, a natureza do projeto pressupõe aprofundamento, conexão, elaboração e, portanto, esse norte será encampado em todas as atribuições do site.

8 -Produções e obras culturais se propõem a estimular o pensamento crítico e Culturize-se está nessa franja de instrumentalizar seus leitores e assinantes a fluirem pelos significados e significantes culturais.