Search
Close this search box.

Documentário explora o corpo como palco de debates e resistência

Redação Culturize-se

O diretor Leonardo Barcelos lança seu novo filme “O Que Pode o Corpo?”, que estreia com exclusividade no dia 9 de abril no Curta!, na TV e no streaming, prometendo uma reflexão profunda sobre o papel do corpo como protagonista nas discussões contemporâneas.

Utilizando a arte performática como ferramenta central, o filme mergulha na temática do corpo como instrumento de resistência, inovação e questionamento. Desafiando normas sociais preestabelecidas, o documentário abre espaço para novas formas de expressão e identidade, explorando a confluência de diferentes manifestações artísticas e os discursos transformadores que delas emergem.

Obras do artista plástico baiano Ayrson Heráclito mostradas no documentário “O Que Pode o Corpo?” | Foto: Divulgação/Curta!

Por meio de um rico mosaico de imagens de arquivo e entrevistas com artistas e teóricos renomados, o filme oferece um panorama vibrante das questões relacionadas ao corpo e à performance na contemporaneidade. Temas como a colonização e seus impactos persistentes na sociedade, as lutas pelos direitos LGBTQIA+ e o avanço do movimento feminista, além das reivindicações por reconhecimento e justiça dos povos indígenas e negros, são abordados de forma incisiva e provocativa.

Com uma pesquisa de 10 anos, o diretor Leonardo Barcelos e o produtor André Hallak, em parceria com a Trem Chic, produtora liderada pelo multiartista Eder Santos, estabeleceram colaborações com alguns dos mais importantes nomes da performance mundial. Entre os entrevistados estão ORLAN, Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Jo Clifford, Marco Paulo Rolla, Regina José Galindo e Carlos Martiel, oferecendo insights valiosos sobre o tema.

Leia também: Corpo pode ser síntese de contradições, mas perseverar é preciso

“O documentário aborda um tema atual, extremamente relevante e, de certa forma, urgente”, destaca o diretor Barcelos. “A sociedade deve se envolver no debate sobre o corpo, o que ele representa e representará no futuro. Mudanças de paradigma estão ocorrendo em várias áreas do conhecimento, e é crucial entender como o corpo é percebido e interpretado, e qual é a nossa corporalidade”, enfatiza.

“O Que Pode o Corpo?” é parte de um projeto mais amplo, conhecido como “Trilogia do Corpo”, resultante de quase uma década de pesquisa da equipe. Essa trilogia inclui dois longas-metragens, uma série de TV, um média-metragem e a previsão de uma grande exposição de encerramento, demonstrando o compromisso contínuo de explorar e compreender as complexidades do corpo humano na sociedade contemporânea.

Deixe um comentário

Posts Recentes