Redação Culturize-se
No dia 26 de maio, o Instituto Artium de Cultura inaugura a exposição “Ponto de Osso”, revelando ao público mais de 30 trabalhos inéditos da renomada artista plástica Marcia de Moraes. A mostra, que acontece no Palacete Stahl, apresenta obras concebidas especialmente para a arquitetura singular do espaço. Aberta ao público de maneira gratuita até 18 de agosto, a exposição promete surpreender e envolver os visitantes com sua proposta artística única.
Os trabalhos expostos na área interna do espaço expositivo foram meticulosamente concebidos para esta montagem exclusiva. Com uma altura de 2,80 metros cada, os 30 desenhos totalizam dez metros de comprimento, formando uma composição sequencial e políptica que ocupa as paredes do Palacete Stahl. A artista Marcia de Moraes compartilha que sua inspiração surgiu da própria arquitetura da casa, utilizando molduras douradas que fazem parte do ambiente para delimitar seus desenhos. “É, portanto, um site specific. Quero que o espectador perceba que os desenhos têm uma continuidade, que formam um corpo único”, destaca.
Além dos desenhos, a exposição conta com uma instalação em madeira criada especialmente para ocupar uma sala inteira do Palacete Stahl, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes. No jardim do palacete, esculturas em cerâmica criadas por Marcia de Moraes complementam a atmosfera única da exposição. O título “Ponto de Osso” faz referência ao universo da cerâmica, onde a argila seca e se torna inalterável, simbolizando a natureza permanente e indelével dos desenhos da artista.
Transformação
Marcia de Moraes, reconhecida por suas criações dinâmicas e expressivas, combina desenhos com lápis de cor para criar obras que exploram a constante transformação. Com formação acadêmica em Artes pela Unicamp, a artista possui um extenso currículo de exposições individuais e coletivas, além de residências artísticas e prêmios, destacando-se no cenário das artes visuais contemporâneas brasileiras.
O Instituto Artium de Cultura, localizado no Palacete Stahl, é um importante centro cultural sediado no bairro Higienópolis, em São Paulo. Tombado pelo Conpresp, o palacete centenário passou por um meticuloso processo de restauro antes de ser assumido pelo Instituto Artium em 2019. Desde então, o espaço tem sido palco de uma diversificada programação cultural, que inclui projetos nas áreas da preservação do patrimônio histórico, artes visuais e cênicas.