Search
Close this search box.

“Catarse” traz poesia que captura as aflições do ser

Com textos realistas e atemporais, escritor Mauro Felippe propõe menos viés romântico e mais reflexão com seus poemas

Redação Culturize-se

Assim como um vulcão que, ao entrar em erupção, libera o magma de suas profundezas, o poeta de Santa Catarina, Mauro Felippe, realiza uma Catarse em suas palavras, afastando as angústias e dilemas da humanidade. Com uma escrita intensa e, por vezes, frenética, os textos do autor possuem a capacidade de libertar e dar voz ao cerne do ser.

Catarse

Ao transcender as preocupações imediatas, o escritor ultrapassa os dramas amorosos frequentes na poesia e compartilha com o leitor aflições sobre hipocrisia, abuso de poder e corrupção. Questões contemporâneas, como a negligência em relação aos povos originários e quilombolas, a degradação do meio ambiente e o extremismo religioso, também são abordadas com sensibilidade pelo poeta.

As palavras explosivas de Mauro Felippe se entrelaçam com as minuciosas ilustrações de Rafael Nobre, transmitindo a inquietude de um poeta que se dedica à escrita de textos existenciais, filosóficos e psicológicos. Com mais de uma década de experiência, o designer foi laureado com o Brasil Design Award, finalista na categoria de melhor capa no Prêmio Jabuti e vitorioso no Getty Images Brasil.

Os pilares filosóficos de renomados pensadores, como Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer, sustentam o pensamento crítico do autor catarinense, que é guiado pelo caos e pela desordem não apenas do mundo, mas também da existência humana. É por meio das palavras que o escritor cristaliza ideias, dá forma aos sentimentos e torna tangível o que é abstrato.

Com cinco coleções de poesia já publicadas, o autor encontra seu equilíbrio na escrita. Enquanto advogado, ele reconhece que o Direito é aplicado e restritivo, empregando palavras frias. Por outro lado, a literatura é inspiradora, usando palavras calorosas e reconfortantes. “Acredito que escrever é esculpir a consciência no papel; exteriorizar o pensamento do momento sem temer o erro”, declara o poeta.

CONVENIÊNCIA
Palavras
de desafetos são
sempre absorvidas como
críticas destrutivas.
Já as dos aliados, enquanto houver interesses,
mesmo sendo críticas
soam como elogios.
Assim caminham os hipócritas da cidadezinha.

Mauro Felippe em “Catarse”

FICHA TÉCNICA
Título: Catarse
Autor: Mauro Felippe
Editora: Lura Editorial
ISBN: 978-6580430918
Dimensões: 14.5 x 1.7 x 23.5 cm
Páginas: 192
Preço: R$ 25,13 na Amazon*

*O Culturize-se pode receber comissão sobre as vendas originadas por este link

Deixe um comentário

Posts Recentes