Search
Close this search box.

Badalada exposição fotográfica sobre vida selvagem chega pela 1ª vez ao Brasil

Redação Culturize-se

Vida selvagem
The Golden Horseshoe de Laurent Ballesta, (França), foto vencedora do concurso em 2023 | Fotos: Divulgação

Pela primeira vez, a América Latina será palco da prestigiada exposição de fotografias vencedoras do concurso Wildlife Photographer of the Year, promovido pelo Museu de História Natural de Londres. De 28 de maio a 25 de agosto, a Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, em São Paulo, abrigará a mostra, fruto de uma colaboração entre a Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Instituto Questão de Ciência (IQC), a Fundação Editora da Unesp (FEU), o Memorial da América Latina e o próprio Museu de História Natural.

Criado em 1965, o concurso Wildlife Photographer of the Year é o evento de fotografia mais prestigiado do mundo, destacando o trabalho de alguns dos melhores fotógrafos globais. As imagens selecionadas capturam o fascinante comportamento animal, espécies espetaculares e a impressionante diversidade do mundo natural. Além de despertar a curiosidade sobre o planeta e evidenciar a fragilidade da vida selvagem, o concurso utiliza o poder emotivo da fotografia para inspirar novas formas de pensar sobre a relação das pessoas com a natureza e incentivá-las a se tornarem defensoras do meio ambiente.

Nesta edição, o concurso atraiu 49.957 inscrições de fotógrafos de todas as idades e níveis de experiência, oriundos de 95 países. As imagens foram avaliadas anonimamente por um painel internacional de especialistas, que analisou criatividade, originalidade e excelência técnica durante uma semana intensa no Museu de História Natural de Londres.

O diretor do Museu de História Natural, Doug Gurr, enfatiza o impacto da exposição: “Estamos enfrentando crises de biodiversidade e clima, e a fotografia é um poderoso catalisador para a mudança. A exposição Wildlife Photographer of the Year revela algumas das imagens mais maravilhosas da natureza, oferecendo esperança e propondo ações ao alcance dos visitantes para ajudar a proteger o mundo natural”.

Destaques da Exposição

A imagem vencedora do Grande Prêmio, intitulada “The Golden Horseshoe” de Laurent Ballesta, retrata um caranguejo-ferradura acompanhado por um trio de dourados nas águas protegidas da ilha de Pangatalan, nas Filipinas. Ballesta, que já venceu o Grande Prêmio anteriormente, surpreendeu os jurados com a carapaça dourada do artrópode, uma espécie antiga e altamente ameaçada, que desliza pelas águas escuras como uma nave extraterrestre.

Outros destaques incluem “Life on the Edge” de Amit Eshel, vencedora da categoria Animais em seu Ambiente, que captura o dramático confronto entre dois íbex-da-núbia em um penhasco, e “Hipo Nursery” de Mike Korostelev, vencedora da categoria Embaixo d’Água, que revela um hipopótamo e seus dois filhotes descansando nas águas cristalinas de um lago raso.

Visitação

A exposição estará aberta ao público de 28 de maio a 25 de agosto na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, em São Paulo. É uma oportunidade única para apreciar a beleza e a complexidade do mundo natural através das lentes dos melhores fotógrafos de vida selvagem do mundo.

Deixe um comentário

Posts Recentes