Search
Close this search box.

SP Escola de Teatro fomenta debate sobre comunicação, cena e imagem no Teatro

Por Kyra Piscitelli

Na segunda-feira (24), participei de uma mesa sobre “Imagem, Cena e Comunicação”, na SP Escola de Teatro. Apesar de à primeira vista o tema ser de interesse exclusivo de quem é trabalhador da área, é preciso que todas as áreas fiquem atentos a esses aspectos.

O teatro não é só uma forma de entretenimento, é uma forma de olhar para o mundo e diversos assuntos – só que isso se dá de uma forma mais divertida ou diferente da “vida real”.

Assim como a comunicação, a cena e a imagem apresentadas no palco formam a mensagem que se quer passar. É como tríplice e sem ela tudo muda. Quantas histórias com o mesmo tema e serem diferentes por si só. Se chapeuzinho vermelho fosse uma notícia, começaríamos pelo lobo que engoliu avó e neta, salvas por um caçador. Mas na versão de contos de fadas começamos montando o cenário da história para deixar uma mensagem ao final.

Também no teatro podemos escolher trabalhar com uma floresta em vídeo, ou uma montada no palco ou só elementos. Tudo isso mexe e movimenta a forma como nos comunicamos, a cena que montamos e a imagem que temos no final das contas.

Alegorias à parte, o teatro serve às nossas vidas, ao entretenimento pessoal, ao trato com as pessoas no profissional e cena, imagem e comunicação também diz muito sobre o que consumimos e entretenimento é forma de consumo.

O papo foi mediado pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e participaram comigo Bob Sousa, fotógrafo, crítico da APCA e mestre em Artes pela Unesp;  e Angela Ribeiro, premiada dramaturga e atriz. O papo pode ser ser conferido abaixo e tem várias dicas de espetáculos. Experimentações e histórias da cena. Vale a pena ver!

Deixe um comentário

Posts Recentes