Search
Close this search box.

“Quebra a perna!” e “merda”: da onde vêm as expressões que só no teatro significam boa sorte?

Kyra Piscitelli 

Quebrar a perna ou proliferar merda para alguém na vida real não é bacana. Mas no teatro é exatamente o oposto e significa o melhor presságio de sorte. Mas como isso é possível? Bom, para a palavra “merda” se tornar sinônimo de bons ventos, há – pelo menos – três versões, sendo que duas delas se interligam, de alguma maneira.

Há ao menos dois séculos, os carros ainda não tinham sido inventados, logo as pessoas usavam carruagens ou cavalos para se locomoverem. Sendo assim, quando havia muitas fezes de cavalo ao redor do teatro, isso representava plateia cheia: ou seja, sinal de sorte e de sucesso.

A segunda versão, conversa também com o sucesso legado as fezes de cavalos, mas envolve o bardo, mago do teatro inglês: Shakespeare. Essa teoria diz que quem usou a expressão pela primeira vez como sinal de sorte e público foi ele.

A terceira versão dos fatos remonta uma tradição seguida aqui no Brasil: a de que pisar nas fezes dá sorte. Um ator teria enfrentado uma saga para chegar ao espetáculo e, quando finalmente conseguiu, pisou em um monte de fezes. O episódio infeliz teria garantido a ele a melhor atuação da vida e fez da palavra “merda” um bom presságio.

Assim como “merda”, a expressão “quebre a perna” também possui três teorias. A primeira tem a ver com as “pernas” do teatro (parte lateral onde ficam as cortinas). Caso os aplausos sejam fervorosos o suficientes, as pernas se romperiam e o teatro “iria abaixo” pelo sucesso.

A outra teoria tem origem nos Estados Unidos e relembra as guerras, já que um soldado com a perna quebrada não está ferido a ponto de morrer e teria a sorte de voltar para casa e ser dispensado. Já a última relembra uma tradição de jogar moedas aos atores após a peça. Uma grande quantidade delas, o fariam subir e descer ao chão até quebrar as pernas.

Agora que você já sabe como desejar sorte ao elenco quando for a sua próxima peça, use sem medo a expressão que preferir e espalhe suas versões de nascimento por aí.

Deixe um comentário

Posts Recentes