Search
Close this search box.

Beavis & Butt-Head estão de volta e seguem incomparáveis

Tom Leão

Nos anos 90, um programa exibido pela MTV, fez muito sucesso, por satirizar os próprios clips exibidos pela emissora. Era uma ideia maravilhosa. Meio o que a gente mesmo fazia, de zoação, em casa. Foi o show da dupla animada Beavis & Butt-Head. Criado por Mike Judge (de ‘O rei do pedaço’ e ‘Silicon Valley’), eram programas de meia hora (que foram ao ar de 1993 a 2002, em oito temporadas) nos quais a dupla de garotos adolescentes do meio oeste americano (interior do Texas, onde vive Mike Judge e onde se passam quase todas as suas produções, o cara é totalmente texano raiz) assistiam e comentavam os clips da MTV, de forma bem jocosa e bastante divertida, ao mesmo tempo em que viviam pequenas aventuras nos intermédios.

Beavis & Butt-Head
Fotos: Divulgação

   A dupla fez tanto sucesso na época, que deu origem a produtos de merchandising (eu mesmo, tenho dois bonecos deles num sofá, que riam  quando se mudava de canal, infelizmente a bateria se foi), um spin-off com uma personagem coadjuvante (‘Daria’, também exibido na MTV) e a um filme de longa metragem para o cinema, ‘Beavis & Butt-Head detonam a América’ (‘Beavis & Butt-head do America’, 1996, exibido no Brasil), um road movie cheio de ação e com uma trilha sonora sensacional (incluindo Red Hot Chili Peppers, Ozzy Osbourne, White Zombie, AC/DC, com músicas próprias ou covers).

 Agora, mais de 30 anos depois de sua estreia na TV — e uns 20 e tantos, desde que saíram do ar –, a dupla está de volta com mais temporadas da série (no ar desde 2022, já com mais de 20 novos episódios e contando) e um novo longa-metragem. Contudo, este novo longa, não passou pelos cinemas. Foi diretamente para o streaming, no mundo todo, como quase tudo hoje em dia. Ele está no catálogo do Paramount+, assim como a nova série, que se passa na mesma timeline do filme.

    Nota: o próprio Judge faz as vozes de ambos! (bem como as da maioria dos personagens coadjuvantes)

   O novo filme começa nos anos 90 (que é, afinal, de onde eles são), com a duplinha no sofá de sempre, assistindo TV. Mas, por conta de diversos enganos (todos bem explicados), após uma visita à NASA, eles são recrutados para uma missão espacial. E, sugados por um buraco negro, vem parar nos dias de hoje, com a missão de salvar não apenas a Terra como o Universo. Foi uma boa sacada para traze-los para os dias atuais.

   No processo, os dois acabam se deparando com a tecnologia dos tempos modernos. Como os smartphones (quando surgiram, só existia o Motorola tijolão, não acessível a todos), os assistentes virtuais (Beavis acaba se apaixonando pela Siri e mantém uma relação doentia com ‘ela’) e outras coisas que não existiam da forma como conhecemos hoje, nos anos 90 (inclusive, a MTV sequer passa mais clips musicais, atualmente; e os jovens consomem música via streaming, no celular). Apesar da distância do tempo, o humor de Mike Judge e as personalidades dos dois garotos imbecis continuaram intactas, sem abrir concessão para os ‘lacres’ dos tempos atuais.

   Em vários momentos, ‘Beavis & Butt-Head do the universe’ supera o primeiro longa da dupla, e bem poderia ter feito carreira nos cinemas. A sátira e o comentário político-social aos diais de hoje, funciona muito bem através das maluquices dos moleques. Judge não perdeu a verve. Nem arregou.

 O mesmo, se dá na nova série de TV, com muito ainda por ironizar. O que dizer dos imbecis das redes sociais? É na nova série que estes imbecis modernos estão. Agora, a duplinha, além de clips (muito k-pop), assiste a realities, anúncios e vídeos do tik tok. O páreo é duro, em termos de idiotice!

 Junto com o novo longa e série de Beavis & Butt-Head, o Paramount+ também lança, regularmente, novos filmes com os personagens de ‘South Park’, outra animação não infantil, criada para a MTV (no fim dos 90s e continuam), que seguiu e supriu muito bem essa veia da crítica ácida e do humor negro. Afinal, alguém tem de continuar com o legado. Ou caminharemos todos para uma ‘Idiocracia’, como no filme homônimo de Judge.

Deixe um comentário

Posts Recentes