Se você lê essas linhas tem, como eu, um profundo desejo de cultivar a cultura. De ser irradiado por ela e é, portanto, parte fundamental da razão do Culturize-se existir. É muito bom tê-lo já no início dessa jornada!
O Culturize-se nasce dessa demanda reprimida por cultura, por um ponto de encontro, um convite à reflexão, um porto seguro para quem tem no exercício da cultura não só um alento, como um objetivo de vida.
Este será um espaço democrático, praticante do jornalismo responsável e fidedigno, mas também de leveza, provocação e entretenimento. Vai abordar a arte, mas também sua bifurcação com a sociedade e a política. Vai amparar o leitor e ser amparado por ele.
O Culturize-se tem como essência a curadoria de conteúdo. No site e em suas redes sociais, que podem ser conferidas aqui, a ideia sempre será informar, contextualizar e analisar. Esse tripé remonta, ainda, às newsletters, uma aposta carinhosa da direção no bem-estar do leitor que vai receber em sua caixa de e-mail, se assim quiser, notícias sobre todo o universo cultural e suas reminiscências.
Haverá uma newsletter gratuita, que leva o nome do site, que será disparada diariamente, sempre às 8h, de segunda à sexta-feira. Haverá, ainda, newsletters de teatro, cinema, música, literatura, TV & Streaming e tendências. Aos sábados, Geeked, para os fãs de cultura pop, e aos domingos, Pensar, para quem aprecia mais relevo e angulação nos temas mais quentes do momento.
A esse pool de newsletters terá acesso quem assinar o pacote básico do site, que custa R$ 4,90. Esse modelo de assinatura garante também acesso à integralidade das colunas do Culturize-se.
Gente boa como Edson Aran, que assina a coluna de Humor, Natalia Lima, que vai falar de saúde mental, Aline Viana, que com sua Contracapa revelará ao leitor muitos fascínios da literatura, entre muitos outros destaques que convido o leitor a conhecer por aqui. Que pode e deve ser o seu espaço também.
Para isso, Culturize-se investe na construção de uma comunidade. O Clube Culturize-se vai bonificar seus membros, a mensalidade custa R$ 16,90 , com ingressos de cinema, livros, cursos de idioma e muitos outros benefícios que estimulem a atividade cultural. Os membros do clube receberão no fim de cada ciclo os destaques do próximo. Sempre por e-mail.
É possível conhecer mais detalhes de nossos planos aqui.
As infografias, reportagens visuais e interativas, são outro destaque do site, que não esconde a ambição de ser referência, de atuar na vanguarda; confiante na capacidade do leitor de identificar qualidade e entender que bom jornalismo não se faz gratuitamente.
Culturize-se é, portanto, um projeto que clama pela cumplicidade de seu leitor; e a nutre com um produto pensado, no todo e nas partes, para satisfazê-lo como jornalismo e investimento.
Reinaldo Glioche
Diretor de redação