Search
Close this search box.

Feira do Livro de São Paulo retorna com mais autores, dias e palcos

Redação Culturize-se

Feira do Livro de São Paulo na edição 2023
Fotos: Divulgação

A terceira edição da Feira do Livro de São Paulo inicia neste sábado (29) e vai até o domingo (7) prometendo uma programação ampliada e diversificada. O evento, que será realizado na Praça Charles Miller, em frente ao Mercado Livre Arena Pacaembu, ocupará uma área de 15 mil metros quadrados com atividades literárias.

“Este ano, a Feira do Livro terá mais autores, mais dias e mais palcos. A feira está crescendo em várias direções nesse sentido. Teremos mais de 150 autores, nove dias de duração e mais palcos”, afirma Paulo Werneck, diretor do evento.

A feira contará com três novos palcos, além dos dois já existentes. Os tablados literários, palcos menores, serão utilizados para debates e sessões de autógrafos, proporcionando uma programação paralela. Os palcos principais, Auditório Armando Nogueira no Museu do Futebol e o Palco da Praça, receberão os autores da programação oficial para conversas sobre temas variados, como literatura, língua portuguesa, cultura afro-brasileira, música, história do Brasil, poesia, humor e cultura. As conversas serão transmitidas no canal do festival no YouTube.

Entre os autores confirmados estão Ivan Angelo, Maria Adelaide Amaral, Marcelo Rubens Paiva, Natalia Timerman, Tatiana Salem Levy, José Henrique Bortoluci, Adelaide Ivánova, Gregorio Duvivier, Bruna Beber, Mar Becker, Julia de Souza, Eliana Alves Cruz, Nara Vidal, Odorico Leal, Joca Reiners Terron, Caetano W. Galindo e Pablo L.C. Casella.

Programação intensa

A programação internacional inclui Betina González, Claudia Piñeiro, Michel Nieva, Camila Fabbri, Rui Tavares, Henry Louis Gates Jr., James Green, Jabari Asim e Jamaica Kincaid. Destaque também para Stênio Gardel, vencedor do National Book Award, e Lilia Guerra, que escreveu seu livro durante suas viagens de ônibus.

Durante a semana, de 1º a 5 de julho, a Praça de Aula apresentará debates sobre racismo e antirracismo nas escolas, crise climática e racismo ambiental, saberes indígenas e quilombolas, a história do Brasil e da língua portuguesa. O festival também promoverá um Seminário sobre Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com curadoria de Dianne Melo e Patricia Auerbach.

Com direção do arquiteto Álvaro Razuk, a feira terá tendas onde editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura poderão expor suas produções. Uma área de alimentação reunirá restaurantes paulistanos de diferentes perfis. Após as conversas, os autores assinarão livros na Tenda de Autógrafos Dois Pontos, livraria oficial do evento.

A Feira do Livro também realizará uma homenagem a Porto Alegre, cidade inspiradora do evento, com uma mesa mediada por Titi Müller. Além disso, uma ação de doação de livros para recompor acervos de bibliotecas comunitárias e escolares do Rio Grande do Sul, afetadas por enchentes, será promovida em correalização com a Redelê, rede de professores de todo o país.

A terceira edição da Feira do Livro de São Paulo promete ser um grande encontro de leitores, autores e profissionais do livro, reafirmando seu compromisso com a difusão da leitura e da cultura. O acesso, vale registrar, é gratuito.

Deixe um comentário

Posts Recentes