Tom Leão
Quando guri, e avesso a carnaval, só me restava a sala de cinema como refúgio. Vi muita coisa boa assim. Atualmente, meu festival da folia é em casa, com filmes que estão sendo alugados no streaming, com imagens e trilhas restauradas. E, uma das pérolas que resgatei no último período momesco, foi “Até Que Enfim é Sexta-feira!” (“Thank God It´s Friday”, 1978), que, se na época, foi visto apenas como aproveitador do sucesso obtido por “Os Embalos de Sábado à Noite” (“Saturday Night Fever”), hoje, tem muitos detalhes bacanas a revelar, além da ótima trilha disco/black, com artistas da Casablanca Records e Motown. E, era um genuíno disco movie, como poucos.
A Casablanca, foi um selo especializado, basicamente, em disco music (saiba mais a respeito, na coluna sobre o filme ‘Spinning Gold/A Era de Ouro’). Ainda existe, mas mudou o foco, após a morte do dono, o visionário Neil Bogart. Hoje, representa nomes como MIKA (que veio aqui pro Lollapalooza de 2020), a atriz Lindsay Lohan (!), e o DJ Tiësto. E, por incrível que pareça, quando ninguém queria o Kiss, a Casablanca, quis (desculpem o trocadilho). Sim, os três primeiros discos dos mascarados, os clássicos “Kiss” (1973), “Hotter Than Hell” (74), e “Dressed To Kill” (75), saíram pela Casablanca, que tinha em seu elenco nomes como Donna Summer, Lipps, Inc. (do hit “Funky Town”). E o divertido Village People, que até ganhou um filme próprio, a bomba “Can´t Stop the Music” (1980), uma bela porcaria.
Em parceria com a Motown (gravadora que lançou alguns dos maiores nomes da música negra americana), a Casablanca bancou o filme em ‘Até que enfim, é sexta-feira!’, que foi lançado seis meses depois de “Os Embalos…”. E, em comparação, embora seja tosquinho, é um verdadeiro disco movie: se passa quase que inteiramente dentro de uma discoteca de verdade (a extinta Osko, em Los Angeles, rebatizada para o filme como Zoo). “SNF”, era um drama, que usava a discoteca apenas como pano de fundo. E, teve uma trilha milionária. Mas, a do divertido “TGIF” (que, acabou por batizar a famosa rede de fast food americana, TGI-Friday´s) era mais disco ‘raiz’. A música, os frequentadores, o clima, tudo em ‘TGI’ era mais autêntico.
Na trilha, comandada no filme pelo DJ Bobby Speed (nome e personagem fictícios), temos pérolas do Love and Kisses (a música-título do filme, cheia daqueles arranjos de cordas, que era conhecido como Philly Sound); Pattie Brooks (“After Dark”), Cameo (uma das bandas preferidas de Prince, com “Find My Way”), o produtor musical Paul Jabara (que também atua no filme, e assina “Disco Queen”), nomes menores como Wright Bros. e Marathon. E, dois tesouros da Motown: Diana Ross (com a versão original para “Lovin´, Livin´ and Givin’) e os Commodores — então com Lionel Ritchie na formação. Aliás, a primeira e única aparição dos Commodores num filme, é neste. Eles são a atração da Zoo, e executam “Too Hot To Trot” (mas, quando chegam na casa, o DJ está tocando o hit “Brick House”, que foi a que mais tocou nas pistas e rádios daqui, na época).
Aliás, quem também está no filme, é Donna Summer, em sua única aparição como atriz. Ela faz Nicole Sims, aspirante a cantora, que vai até a Zoo para tentar entregar uma demo tape ao DJ (curiosamente, foi desta mesma forma, que Madonna estourou na noite novaiorquina, no começo dos anos 80, quando sua demo tocou num club do East Village). Depois de várias tentativas — chega a cantarolar no ouvido do DJ “Love To Love You, Baby”, seu primeiro grande sucesso. Acaba conseguindo, e interpreta, ao vivo (sim, sua voz sai livre, em cima do playback da música, só com arranjos, é bacana), o mega hit “Last Dance”, que acabou dando ao filme um Oscar e um Globo de Ouro (como melhor canção, nas duas categorias!) Mas, quem levou os prêmios para casa foi o ator/produtor/autor da faixa, Paul Jabara (que morreu em 1994, aos 44 anos, vitimado pela Aids).
Para encerrar as curiosidades de “Até Que Enfim, é Sexta-Feira!”, o filme traz no elenco Debra Winger (estreando no cinema!), Jeff Goldblum (antes da fama, sempre fazendo uns tipos duvidosos) e Terri Nunn, que, poucos anos depois, viria a ser a cantora da banda techno-pop Berlin, que, curiosamente, ganhou um Oscar pelo tema romântico do filme “Top Gun”, a melosa “Take My Breath Away”. Mas, outra vez, quem levou o troféu para casa, foi o produtor: o lendário Giorgio Moroder. Que foi quem descobriu Donna Summer, na Alemanha. O filme está para alugar na Amazon e AppleTV+.