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Amazon muda estratégia sobre plataforma MGM, mas não dá detalhes

Reinaldo Glioche

Em dezembro do último ano, a Amazon anunciou que traria para o Brasil o canal MGM+, consolidação de uma estratégia para revitalizar a marca MGM por aqui, que já tinha uma plataforma de streaming antes mesmo do estúdio MGM ser adquirido pela Amazon. O novo canal, além de séries e filmes do catálogo da MGM, ostentaria conteúdo da Lionsgate, cuja plataforma, Lionsgate+, saiu do Brasil no fim de 2023.

A plataforma seria oferecida apenas via Prime Video Channels, o sistema de canais que a Amazon oferece dentro de sua plataforma, o Prime Video, para aquisição de assinaturas adicionais de outras plataformas como MAX, Paramount+, Telecine, Premiere, Universal+, entre outros.

Prometida para janeiro, a estreia do MGM+, no entanto, não se deu. Já a descontinuação do Lionsgate+, que seguia ativo apenas no Prime Video Channels, foi concluída em fevereiro. Assinantes da plataforma, mensal e anual, receberam o aviso do estorno do período cabível via e-mail. Em paralelo, as produções da Lionsgate foram sendo adicionadas aos poucos ao canal MGM, aquele que já estava ativo e consolidado.

Essas eram pistas de que, talvez, a Amazon tenha recuado nos planos de lançar uma nova plataforma de streaming no Brasil, a despeito da oficialização junto aos veículos de mídia. Procurada pela coluna reiteradamente antes da publicação desta nota, a plataforma não se posicionou a respeito.

O que fica claro, pela soma dos acontecimentos e pela lacuna de posicionamento oficial, é que a Amazon entendeu ser mais vantajoso apenas transferir os conteúdos e não dar tratamento de “nova plataforma” para um canal que não trará essencialmente conteúdos novos, a despeito da possibilidade de reforçar a marca MGM com o rebranding.

Fica claro, ainda, que não haverá paridade de lançamentos dos conteúdos Lionsgate nos EUA, onde são lançados no canal pago Starz, e no Brasil. Tampouco haverá compartilhamento da programação de lançamentos do mês, como acontece com o próprio Prime Video e outras plataformas, para o MGM. Outrossim, o fato de não haver o rebranding incorre na manutenção do preço do MGM, embora o catálogo do canal tenha sido reforçado.

Essa estratégia não assumida, também possibilita que a Amazon trafegue certos conteúdos, especialmente filmes, entre o MGM e o Prime Video. É o caso do filme “Matador de Aluguel”(1989), que há mais de dois anos só podia ser encontrado na plataforma MGM e que, desde início do mês, está disponível exclusivamente no Prime Video, como antecipação para a estreia da refilmagem estrelada por Jake Gyllenhaal no dia 21.

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