Reinaldo Glioche
Foi outro dia que o cineasta Christopher Nolan elogiou o estúdio mais hypado da atualide no cinema hollywoodiano, a A24. “Não havia um distribuidor tão eficaz quanto a A24 quando comecei, lançando regularmente todos os tipos de filmes incríveis e desafiadores. Eles fazem um trabalho notável”. Esse trabalho também é de prospecção, como do terror australiano “Fale Comigo”, lançado em agosto no Brasil pela Diamond Films.
O hype em cima da A4 é tamanho que distribuidoras independentes brasileiras se acotovelam pelos direitos de filmes da A24. Nessa corrida informal, a Califórnia Filmes se saiu muito bem e assegurou a distribuição dos três longas do estúdio que miram o Oscar 2024. Vale lembrar que a A24 faturou o Oscar de Melhor Filme em 2023 com “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, distribuído por aqui pela Diamond.
Além de “Vidas Passadas”, que já havia sido anunciado e até mesmo integrou a programação do Festival do Rio, a Califórnia Filmes garantiu os direitos de “Garra de Ferro” e “O Homem dos Sonhos”
A trinca de ouro
Exibido no Festival de Sundance e no Festival de Berlim, “Vidas Passadas” é um dos filmes mais elogiados deste ano, inclusive por Culturize-se, e chega aos cinemas brasileiros em 25 de janeiro. O filme acompanha Nora (Moon Seung-ah) e Hae Sung (Leem Seung-min), dois amigos de infância que estão descobrindo o amor, mas são separados depois que a família de Nora deixa a Coreia do Sul. Alguns anos depois, Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo) retomam a amizade pela internet. Porém, é só décadas mais tarde que os dois se reúnem por uma semana no que se torna um encontro importante onde devem confrontar suas noções de amor e destino.
Já “Garra de Ferro”, que estreia em 15 de fevereiro, é baseado numa história real de triunfos e tragédias no mundo intensamente competitivo da luta livre profissional e traz no elenco Zac Efron, Jeremy Allen White (da série “The Bear”) e Harris Dickinson (de “Triângulo da Tristeza”) sob a direção de Sean Durkin (da série “Dead Ringers” e do filme “Martha Marcy May Marlene”).
Os protagonistas são o quarteto de irmãos Von Erich que, na década de 1980, ficaram famosos no mundo da luta livre (wrestling). O elenco inclui ainda Lily James e Maura Tierney.
Em “O Homem dos Sonhos”, que chega aos cinemas em 29 de fevereiro, Nicolas Cage surge como protagonista em um papel inusitado. O filme causou burburinho no último festival de Toronto. Com direção do norueguês Kristoffer Borgli (de “Doente de Mim Mesma”) e com produção de Ari Aster (diretor de “Midsommer” e “Hereditário”), o longa combina elementos de comédia e terror – algo que é marca registrada da A24 – para contar a história de um homem comum numa situação atípica.
Cage interpreta Paul Matthews, um infeliz pai de família que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando milhões de estranhos começam a vê-lo em seus sonhos. Quando suas aparições noturnas tomam um rumo de pesadelo, Paul é forçado a lidar com seu novo estrelato.