Search
Close this search box.

A ótima safra de filmes da Diamond Films em 2023

Distribuidora independente tem por hábito fazer boas aquisições no mercado internacional, mas nesta temporada parece ter refinado esse olhar

Reinaldo Glioche

Os dois últimos vencedores da Palma de Ouro (“Triangulo da Tristeza” e o ainda inédito “Anatomia de uma Queda”) e o último vencedor do Oscar, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” integram o portfólio da Diamond Films, distribuidora independente fundada em 2010 na Argentina que ganhou musculatura ao longo da década passada na América Latina, especialmente no Brasil.

Me lembro da grande catarse que foi a vinda de Quentin Tarantino e Tim Roth para divulgar o filme “Os Oito Odiados” no fim de 2015 no Brasil. Evento ao qual esse colunista participou representando o portal iG. Era o primeiro grande evento promocional que a empresa sediava no Brasil e correu tudo maravilhosamente bem.

Quase dez anos depois, a Diamond Films tem muito mais apetite no mercado e lastro também. Ao ponto de garantir a distribuição de filmes badalados, como “Ferrari”, uma das atrações do último Festival de Veneza, antes mesmo do evento começar. Algumas das produções mais antecipadas de Toronto, um festival projetado basicamente para comercializar filmes do mundo todo e posicionar os principais concorrentes da vindoura temporada de premiações, já estão garantidas no portfólio da distribuidora.

A coluna detalha quais são eles a seguir:

“Ezra”: O novo longa do diretor Tony Goldwyn é estrelado por Bobby Cannavale, Rose Byrne e Robert De Niro. A trama acompanha Max (Cannavale), que precisa equilibrar os desafios do crescimento de seu filho, Ezra, de 9 anos e diagnosticado com autismo, e seu recente divórcio, que o levou a morar com seu pai, Stan (Robert De Niro). Em total desacordo com sua ex-esposa (Rose Byrne) sobre a melhor maneira de cuidar do filho, Max decide levar Ezra em uma odisseia pelo país.

Hitman
Fotos: Divulgação

“Hit man”: Elogiadíssimo em Veneza, o filme também está em Toronto e já tem lançamento garantido para o 1º trimestre de 2024 no Brasil pela Diamond. No longa de Richard Linklater, Gary Johnson (Glen Powell) trabalha para a polícia e finge ser um assassino para prender aqueles que o contratam, até que ele quebra o protocolo para tentar salvar uma mulher desesperada.

“Knox Goes West”: Michael Keaton dirige e interpreta Knox, um assassino de aluguel que é diagnosticado com demência. Ele tem a oportunidade de se redimir quando seu filho (James Marsden), com quem não tinha contato há anos, surge com um pedido desesperado de ajuda para encobrir um crime. Para se reconectar com o filho e evitar que ele acabe na prisão, Knox vai precisar correr da polícia que o persegue e também contra o relógio da sua própria mente, que se deteriora rapidamente.

“One life”: Inspirado em uma emocionante história real, o novo longa de James Hawes é estrelado por Anthony Hopkins como Nicholas Winton, um humanitário britânico que ajudou a salvar centenas de crianças dos nazistas às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

“Poolman”: Dirigido, produzido, coescrito e estrelado por Chris Pine em sua estreia como diretor, o longa acompanha Darren Barrenman (Chris Pine), um homem que passa seus dias cuidando da piscina do conjunto residencial Tahitian Tiki, em Los Angeles. Quando descobre uma curiosa conspiração, ele fará o que pode para proteger a cidade que tanto gosta. 

“The Movie Trailer”: No longa dirigido por Lone Scherfig, uma menina chilena usa seus dons como contadora de histórias para compartilhar a magia das imagens que viu no cinema com os habitantes de uma comunidade de trabalhadores de minas. Inspirado no emocionante best-seller chileno homônimo de Hernán Rivera Letelier, o filme conta com o brasileiro Walter Salles como co-roteirista.

“Woman of the Hour”: A estreia de Anna Kendrick na direção é baseada na história real de Rodney Alcala e Cheryl Bradshaw. No longa, Bradshaw (Anna Kendrick) é uma participante solteira do programa de namoro que fez sucesso na TV nos anos 70, The Dating Game. Influenciada pelas aparências, ela escolhe o solteiro número um, Rodney Alcala, sem saber que por trás da fachada encantadora de Alcala se esconde um assassino em série psicopata.

No pacote de aquisições vistosas há, ainda, “Dogman”, novo de Luc Besson, também elogiado em Veneza, e “May December”, novo de Todd Haynes com Natalie Portman e Julianne Moore. Vale lembrar que a Diamond acaba de estabelecer uma bilheteria expressiva no Brasil com o terror “Fale Comigo”, simplesmente o melhor filme do gênero no ano.

Trata-se de uma safra de filmes poderosíssima, que demonstra o compromisso da Diamond Films com a qualidade de seus investimentos e da oferta ao público.

Deixe um comentário

Posts Recentes