Reinaldo Glioche
Depois do centenário da Warner e da Disney, dois dos estúdios mas importantes da história – e da atualidade – do cinema, em 2024 será a vez de comemorar os 100 anos da Columbia Pictures, que desde 1989 faz parte do conglomerado de mídia da Sony. O aniversário ocorre em 10 de janeiro.
A forma atemporal da iconografia histórica da “Dama da Tocha” inspirou o design do logotipo do 100º ano. O brilho realçado da tocha simboliza a celebração dos vibrantes 100 anos da rica história da Columbia Pictures, que nasceu de origens simples e se tornou um dos principais estúdios de cinema, conhecido por produzir filmes premiados e pioneiros que refletem com ousadia as questões sociais das épocas. Com o maior número de vitórias no Oscar de Melhor Filme, a Columbia Pictures tem entretido o público há dez décadas e continua criando impacto cultural até hoje.
Fundada em 1918 por Harry Cohn, Jack Cohn e Joe Brandt. A empresa foi originalmente chamada CBC Film Sales Company, e foi renomeada para Columbia Pictures em 1924. Depois que o clássico de Frank Capra, “Aconteceu Naquela Noite“, de 1934, levou diversos prêmios no Oscar, incluindo o de melhor filme, a Columbia Pictures se estabeleceu como um estúdio de elite, responsável por vários sucessos e clássicos atemporais, até fenômenos da cultura pop como “Mr. Smith Goes to Washington”, “Adivinhe quem Vem para Jantar”, “Tootsie”, Taxi Driver”, “Funny Girl”, “O Tigre e o Dragão”, Karatê Kid”, “A Rede Social”, “As Panteras”, “Homens de Preto”, “Lawrence da Arábia”, “Homem-Aranha”, O Código Da Vinci”, “Era Uma Vez… Em Hollywood”, Caça-Fantasmas”, “Bad Boys”, entre tantos outros.
“Há uma coisa que separa um grande estúdio de todos os outros produtores de conteúdo: história. Na Columbia, essa história se reflete nos inúmeros talismãs culturais criados por milhares de pessoas ao longo de 100 anos. Todos nós da Columbia estamos orgulhosos desse legado e honrados em celebrá-lo”, disse Tom Rothman, Presidente e CEO do Motion Picture Group da Sony Pictures.
Antes de ser adquirido pela Sony, em 1989, o estúdio pertenceu brevemente à Coca-Cola Company, que o comprou em 1982. A Coca-Cola queria atuar na indústria do entretenimento, que crescia vertiginosamente nos anos 80 e via, além da sinergia, o potencial de alcançar novos mercados com um estúdio de cinema. A tal da sinergia, no entanto, foi difícil de atingir e a empresa se viu na necessidade de vender o estúdio. A Sony, uma empresa japonesa de eletrônicos, cobiçava a Columbia Pictures pelas mesmas razões que seduziram a Coca-Cola.
Em homenagem ao aniversário, a editora de luxo “Assouline” lançará um livro comemorativo destacando 100 momentos icônicos da Columbia Pictures. Além disso, o estúdio realizará exibições em festivais, concertos ao vivo com trilhas sonoras de filmes de sucesso e oferecerá produtos exclusivos que celebram o robusto catálogo do estúdio nas plataformas digitais de aluguel e venda de filmes.
No ano do centenário, o estúdio lança, entre outros filmes, “Madame Teia”, “Garfield – Fora de Casa”, “Kraven – O Caçador” e “Bad Boys 4”.