Always recess

100 anos da Warner Bros.

O estúdio completa 100 anos nesta terça-feira (4) e há muito para se celebrar. De séries memoráveis como "The Sopranos" e "Game of Thrones" a clássicos do cinema como "Casablanca" e "O Iluminado". Embarque com o Culturize-se nessa viagem ao passado do estúdio.

Fundada em 4 de abril de 1923 pelos irmãos Warner, o estúdio foi um dos primeiros a apostar no som e começou a abrir subsidiárias, como a Warner Animation, ainda na década de 30.

Alguns dos maiores astros da era de ouro de Hollywood trabalharam para o estúdio. Nomes como Marlon Brando, aqui m cena de "Um bonde chamado Pecado" (1959), James Dean, Paul Newman, Cary Grant, Humprey Bogart e Charlton Heston fizeram filmes que se tornariam clássicos consagrados do cinema.

Um dos filmes mais importantes e influentes de todos os tempos, "Cantando na Chuva" (1952) atesta a capacidade do estúdio de se colocar na vanguarda

"Um Estranho no Ninho" (1975), de Milos Forman, ganhou as cinco principais estatuetas do Oscar e virou um emblema de como o estúdio apostou em cineastas que patrocinavam o emergente novo cinema norte-americano. "Laranja Mecânica", "O Exorcista", "Dirty Harry", "Todos os Homens do Presidente", "Caminhos Perigosos" e "Um Dia de Cão" são exemplos desse desprendimento muito benéfico à sétima arte.

Na virada para os anos 50 surgiu a divisão de TV da Warner, que até hoje produz grandes hits, mesmo para outros canais ou plataformas de streaming, caso das atuais "Ted Lasso", para a AppleTV+, e "Abbot Elementary" para a ABC. Entre alguns dos maiores sucessos da Warner Bros. TV figuram "Friends", "The Big Bang Theory" e "Two and a Half Men".

Com seu conteúdo premium, a HBO é uma das marcas mais valiosas do inventário da Warner e ostenta produções como a inovadora "The Sopranos" e a multipremiada "Game of Thrones".

A partir da década de 60 o estúdio passou a mudar de dono, até que em 1989 se fundiu com a Time Inc. Novas mudanças vieram depois e em 2021, após complexa operação uma nova empresa surgiu, a Warner Bros. Discovery.

O estúdio é conhecido por preservar uma relação comercial frutífera com grandes cineastas. Clint Eastwood, por exemplo, há mais de 40 anos só dirige filmes para a Warner. Christopher Nolan e Ben Affleck só dirigiram filmes para o estúdio, que lançou o último longa de Stanley Kubrick ("De Olhos Bem Fechados"), em 1999.

A Warner é o grande estúdio que mais investe no gênero de horror. Desde adaptações como "O Iluminado" e "It- A Coisa", no caso ambas de Stephen King, até produções originais como "Invocação do Mal", que deu origem a um universo próprio composto ainda por "Anabelle" e "A Freira". 

Em 2009, o estúdio se tornou o 1º a arrecadar mais de U$ 2 bilhões apenas nas bilheterias dos EUA. Em 2019, "Coringa", um filme arriscado sob todos os ângulos, arrecadou mais de U$ 1 bilhão e recebeu 11 indicações ao Oscar, sendo um filme para maiores de 18 anos.