Search
Close this search box.

Largados e Pelados: o que explica o sucesso da atração que completa 10 anos?

Redação Culturize-se

Um grupo de sobreviventes enfrentando um ambiente selvagem, desprovido de comida, água e roupas, desafia-se a superar as condições mais extremas, evidenciando força mental e habilidades essenciais para a segurança. Este é o mote de “Largados e Pelados” (Naked and Afraid), o reality show de maior sucesso da Discovery, exibido no canal homônimo na TV Paga e disponível no streaming Discovery+, que comemora seu décimo aniversário desde a estreia em novembro de 2013.

O programa transcendeu fronteiras, com adaptações em várias partes do mundo, tornando-se o mais assistido na América Latina. O que instiga os telespectadores a consumirem esse formato, testemunhando a luta pela sobrevivência humana em condições adversas?

Leia também: A corrida global das cidades inteligentes

A própria Discovery conduziu uma investigação sobre o interesse pelo reality show em agosto de 2023, por meio da consultoria Netquest. Entrevistando uma ampla audiência de telespectadores em países da América Latina, incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, o estudo buscou compreender as preferências e motivações desse público em relação a conteúdos baseados na vida real.

Largados e Pelados
Foto: Divulgação

Quase todos os participantes da pesquisa tinham conhecimento do programa “Largados e Pelados”. Entretanto, ele é mais popular entre os espectadores jovens, com idades entre 18 e 34 anos, e atraente tanto para o público masculino quanto feminino.

Os elementos mais cativantes do formato reality de aventura incluem a curiosidade sobre habilidades de sobrevivência (43%), o interesse na natureza humana em contextos de alta pressão (41%), a atração por ambientes hostis e o estresse gerado por situações extremas (40%), e o entretenimento proporcionado pelos desafios do programa (39%). As motivações dos espectadores incluem o entretenimento (36%), a curiosidade (32%), o interesse por aventura, vida animal ou sobrevivência (30%), a diversão (25%) e a atração pela proposta do programa em geral (23%).

Hábitos de audiência

A maioria das pessoas opta por assistir ao programa sozinha (38%), mas uma parcela significativa prefere compartilhar a experiência com seu parceiro (31%). Alguns também escolhem assistir com pais, filhos ou amigos.

Os participantes da pesquisa demonstram um interesse significativo em produções baseadas na vida real, como documentários, séries de não-ficção com pessoas reais e outros reality shows. Esses formatos oferecem um conteúdo imersivo, despertam a curiosidade e proporcionam o fator surpresa do inesperado, promovendo uma conexão especial entre os protagonistas e o público.

Cenário brasileiro

No Brasil, dados do Kantar Ibope Media revelam que a franquia “Largados e Pelados” é líder absoluta do canal Discovery há seis anos consecutivos, mantendo-se na primeira posição desde 2018. Das cinco produções Discovery mais vistas em 2023, quatro fazem parte da franquia, incluindo a versão original e os spin-offs. “Largados e Pelados” estabeleceu-se como o programa de maior sucesso da Discovery na América Latina, conquistando uma comunidade fiel de fãs apaixonados por aventura e sobrevivência em condições extremas, além de outros espectadores atraídos pela curiosidade única que o programa oferece.

Deixe um comentário

Posts Recentes