Search
Close this search box.

Edney Silvestre lança livro sobre sua carreira como repórter

Redação Culturize-se

Com mais de 40 anos, Edney Silvestre enfrentou o desafio de mudar da carreira consolidada em jornais impressos para se tornar correspondente de uma das cinco maiores redes de TV do mundo, sem saber sequer como segurar um microfone diante das câmeras. Hoje, com mais de sete décadas de vida e consagrado como um dos jornalistas mais respeitados do Brasil, ele compartilha dicas, truques, conselhos, histórias e alguns vexames no livro “Segredos de um Repórter”, lançamento da editora Almedina Brasil.

Edney Silvestre
Foto: Reprodução/Instagram

A obra apresenta uma mistura de bastidores noticiosos e memórias de tropeços e acertos em coberturas e entrevistas. Silvestre conta como enfrentou com coragem sua timidez, dislexia e dificuldades de fala, tornando-se um dos grandes repórteres da TV brasileira, escalado para cobrir eventos marcantes como os atentados de 11 de Setembro e os últimos dias de Saddam Hussein no Iraque.

Com experiência de sobra, Silvestre reflete sobre o faro jornalístico, a arte de conduzir uma boa entrevista e a necessidade de criar fontes. Ele lista exemplos de perguntas eficazes, explica por que um repórter deve saber mais sobre o entrevistado do que o próprio entrevistado e oferece insights sobre como lidar com as situações imprevisíveis, traiçoeiras e comuns que um repórter enfrenta durante transmissões ao vivo.

Mestre da reportagem, o jornalista ensina como controlar as emoções, respeitar os sentimentos do entrevistado e fazê-lo compartilhar suas experiências. Discute como lidar com matérias delicadas, incluindo as melhores práticas de linguagem corporal e ângulos de câmera. O autor discorre ainda sobre o uso de maquiagem, a importância de uma boa iluminação e o vestuário adequado para cada cobertura, desde a visita a uma favela até a participação no Oscar.

Leia também: Polêmica com IA no Jabuti encampa receios artísticos

Avesso ao estrelismo, Silvestre reforça que o sucesso de uma boa reportagem depende de colaboração e do trabalho em equipe e defende que a originalidade é o único caminho para o sucesso. Com essa abordagem, o escritor reforça seu compromisso com quem busca entender as nuances da profissão, não apenas em termos de técnicas de reportagem, mas também em relação ao desenvolvimento pessoal e ético.

“Segredos de um Repórter” conversa com estudantes, jornalistas em início de carreira e profissionais experientes na área, além de ser leitura indicada para aqueles que anseiam por conhecer a realidade (nada) glamurosa de quem trabalha de frente para as câmeras. É uma carta de amor ao jornalismo e àqueles que fazem da reportagem sua grande paixão.

Entre a reportagem e a literatura

Edney Silvestre é jornalista e escritor, ganhador dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura de Melhor Romance com “Se eu fechar os olhos agora”. É autor de sete livros de ficção e quatro de reportagens e crônicas. Foi correspondente internacional de O Globo e da TV Globo. Cobriu os atentados de 11 de setembro, os últimos dias de Saddam Hussein no Iraque, e a viagem do Papa à Cuba. No Brasil, apresentou por 17 anos o Globonews Literatura e fez reportagens para os principais telejornais.

Deixe um comentário

Posts Recentes