Redação Culturize-se
Já nos últimos anos de sua vida, na década de 1920, conta-se que Franz Kafka, deparando-se com uma menina em prantos numa praça devido à perda de sua boneca, teve a nobre iniciativa de consolá-la. O escritor começou então a redigir cartas fictícias em nome da boneca, descrevendo suas incríveis aventuras pelo mundo. A bela e intrigante história, apesar de não haver provas concretas de sua veracidade, é agora trazida à luz no livro intitulado “Kafka e a Boneca Viajante”, escrito pelo espanhol Jordi Sierra i Fabra. Esta narrativa, por sua vez, inspirou a montagem teatral de mesmo nome, que estreia esta semana e fica em cartaz até 9 de outubro no CCBB BH, em Belo Horizonte.
“Kafka e a Boneca Viajante” foi adaptado para o teatro por Rafael Primot e é dirigido por João Fonseca. O elenco é composto por Alessandra Maestrini, que interpreta a boneca, Carol Garcia no papel da menina, André Dias como Franz Kafka e Lilian Valeska como a esposa de Kafka. A produção vai além do público infantojuvenil do livro, incorporando elementos da vida do escritor e de suas obras, proporcionando uma experiência mais profunda destinada ao público adulto. A narrativa é dinâmica, alternando entre passado, presente e futuro, enquanto a realidade dos personagens é entrelaçada com o mundo fictício das cartas, onde a boneca ganha vida.
Leia também: Exposição em Porto Alegre aborda força vital da resistência
Destaca-se também a trilha sonora, que inclui músicas interpretadas pelo elenco e conta com composições de artistas como Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas, Caetano Veloso e Rita Lee, além de uma música inédita composta pelo diretor João Fonseca e pelo diretor musical Tony Lucchesi, responsável pelos arranjos.
Após a temporada em Minas Gerais, a turnê de “Kafka e a Boneca Viajante” seguirá para Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Serviço
De 28 de setembro a 9 de outubro
Horário: Segundas, quintas e sextas-feiras, às 19h; sábados e domingos, às 17h
Local: CCBB BH, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$ 30 (R$ 15 meia-entrada). Os ingressos estão disponíveis no site ou na bilheteria no CCBB BH
Classificação indicativa: Livre