Search
Close this search box.

Amazon vai ter publicidade em produções originais no Prime Video

Reinaldo Glioche

O Amazon Prime Video, um dos últimos serviços de streaming mainstream a evitar a inserção de propaganda em seus filmes, séries e programas, planeja começar a exibi-los no início do próximo ano. A decisão demonstra que a porta aberta pela Netflix há cerca de dois anos não deve se fechar mais para as plataformas de streaming.

Os primeiros mercados a contar com comerciais serão EUA, Reino Unido, Alemanha e Canadá no início de 2024, seguidos por França, Itália, Espanha, México e Austrália ainda no 1º semestre. Aqueles que desejam manter o Amazon Prime Video sem anúncios podem fazê-lo – por uma taxa adicional a ser acrescentada à assinatura do Prime Video.

Série da Amazon
Cena de “The Wheel of Time”, que a partir de 2024 terá inserções comerciais | Foto: Divulgação

Importante frisar que, ao menos neste momento, a decisão atinge apenas conteúdos originais e não aos licenciados, que são muitos no catálogo da plataforma.

O alto custo da infraestrutura dos streamings e da produção de conteúdo em contraponto com a rentabilidade do modelo de negócio levou as empresas a se voltarem para o modelo comercial da televisão, ainda que adaptado à realidade do digital.

A Amazon afirmou que a decisão de exibir anúncios ajudaria a “continuar investindo em conteúdo cativante e aumentar esse investimento ao longo de um longo período de tempo”. Além de pagar milhões pelos direitos do “Thursday Night Football” da NFL, a Amazon adquiriu a MGM Studios em maio de 2021 por US$ 8,5 bilhões. Ao longo dos anos, ela lançou séries premium como “The Lord of the Rings: The Rings of Power”, “Tom Clancy’s Jack Ryan” e “The Wheel of Time”.

Leia também: As parcerias mais empolgantes do cinema atual

A Amazon já veicula anúncios em outros lugares. Seu serviço Freevee, que segundo boatos de mercado será lançado no Brasil nos próximos meses, não requer assinatura e permite que os usuários assistam a filmes e séries de TV em troca de anúncios que tendem a interromper o conteúdo em momentos repentinos e aleatórios. E a empresa também busca apoio publicitário para sua transmissão semanal do “Thursday Night Football”. Ela também introduziu novos formatos comerciais em áreas como seu serviço de banda larga Amazon Fire. Alguns anúncios associam patrocinadores a recomendações de filmes, e outros permitem que os assinantes façam compras rápidas de comércio eletrônico.

Deixe um comentário

Posts Recentes