Redação Culturize-se
Lizzie Grover Rad está revolucionando a moda como a conhecemos. Essa designer e colecionadora com sede em Los Angeles, cria suas obras com foco nas questões sociais contemporâneas, referências históricas da arte e um design inovador. Como ela alcança isso? Quando uma ideia surge em sua mente, ela se empenha em concretizá-la. Recentemente diagnosticada com TDAH (Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade), Grover Rad está repensando sua abordagem e isso fica evidente em suas novas criações.
Sua mais recente coleção, intitulada “Nip Tuck”, concentra-se na exploração da cirurgia plástica como uma forma de modificação corporal e como reflexo dos padrões de beleza impostos às mulheres.
A coleção inclui obras de arte criadas em colaboração com o artista contemporâneo Mark Verabioff e faz referência a criações mais antigas, como representações da Fonte da Juventude e pinturas do século XIX. Grover Rad está inovando com suas roupas, trazendo à tona conversas sobre padrões de beleza, tanto do passado quanto atuais, e colocando-os no centro de seu design.
Sobre a crítica cultural inerente em seus trabalhos, ela atribui ao fato de adorar o processo de pesquisa em que se mergulha para cada coleção. À revista Cultured, ela comentou sobre sua nova coleção e como a cirurgia plástica foi tendo suas balizas deturpadas com o tempo e seus efeitos na cultura na percepção das mulheres. É alarmante o quão banal ela se tornou”, diz. “Achei interessante mostrar essa evolução ao longo de milhares de anos, desde os desenhos medievais até a era de Mad Men e os anúncios misóginos”.
Leia também: Psicanálise e homeopatia viram alvo de Natalia Pasternack e Carlos Orsi em novo livro
Ela aprecia a maneira como a moda está incorporando ideais feministas e gosta particularmente de estar no meio deste movimento. Ela entende as peças de roupa são um importante motor para discussões nesse sentido.
Com formação e arquitetura e design de interiores, ela se diz feliz por ter migrado para a moda, mas vê relações de autoexpressão nas três frentes; “embora as pessoas pensem sobre casas e moda de forma diferente”.
Lizzie Grover Rad acredita que a moda é uma ferramenta poderosa de transformação e transmissão de ideias. “Não sei a ciência por trás de como explicar isso, mas as informações que você transmite através do seu estilo são lidas subconscientemente pelas pessoas. Isso é incrivelmente importante em termos de como as pessoas te interpretam”.