Search
Close this search box.

Santa Catarina terá festival literário em agosto

Com programação gratuita, Flipomerode já possui presenças confirmadas de grandes nomes da literatura

Redação Culturize-se

O Festival Literário Internacional de Pomerode (SC), também conhecido como Flipomerode, foi criado com o objetivo de conectar a literatura brasileira e a de expressão alemã. Além disso, busca proporcionar um ponto de encontro para leitores de diversas idades e níveis, em um destino turístico reconhecido como a cidade mais alemã do Brasil. A primeira edição do festival acontecerá de 9 a 13 de agosto, com um espetáculo de abertura apresentado pela Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul.

“Vamos promover o encontro de grandes autores do Brasil e da Alemanha em Pomerode (SC). A participação do público será essencial e estamos preparando uma programação abrangente, com experiências interativas, que fortalecerá ainda mais o potencial cultural e turístico da região”, antecipa Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP), responsável pelo evento.

Leia também: Contardo Calligaris nos provoca a desvendar o sentido da vida

Ana Maria Machado
A escritora Ana Maria Machado | Foto: Incentivo Coletivo

Contações de histórias, mediações de leitura, debates, shows e espetáculos teatrais farão parte da programação do festival, que traz uma proposta inédita para o Sul do Brasil. “Não é apenas uma feira de livros, mas sim uma celebração do livro e da leitura, para aproximar os leitores dos livros e dos grandes autores. Santa Catarina precisava de um festival internacional de literatura e agora já temos”, revela Edilma Lemanhê, coordenadora do Flipomerode. “Além das atrações principais, o festival tem a intenção de contribuir para a formação de novos escritores e leitores por meio de oficinas para professores e alunos de Pomerode. Dessa forma, reforçaremos a importância do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado”, acrescenta.

O Centro Cultural de Pomerode foi escolhido como local para sediar o evento. A curadoria do festival é assinada pelo premiado escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Todas as atrações serão gratuitas, no entanto, os ingressos devem ser obtidos online. Eles estarão disponíveis a partir do final de junho.

Duas importantes autoras brasileiras, Ana Maria Machado e Ana Maria Gonçalves, já confirmaram presença e terão mesas especiais. Outros nomes expressivos da literatura brasileira e alemã também estarão presentes e serão anunciados em breve.

Deixe um comentário

Posts Recentes