Darren Aronofsky tem um plano e o fato dele ser compreensivo de largada ou não para outros é pouco importante. Cineasta esgarça corda do experimentalismo com “Postcard from Earth”
Redação Culturize-se
Existe uma discussão latente no cinema atualmente sobre a melhor maneira de distribuir filmes e, neste contexto, sobre a sobrevivência das salas de cinema e a experiência do lançamento teátrico – os produtores de “Oppenheimer” e “Missão: Impossível 7” travam um embate pelas salas IMAX nos EUA -, mas Darren Aronosfky, o homem responsável por filmes como “Mãe!” (2017) e “A Baleia” (2022), está em um rumo diferente. Seu próximo filme só será exibido em um único local.
O local em questão é o MSG Sphere, que está programado para ser inaugurado em Las Vegas no último trimestre do ano e contará com uma experiência de exibição imersiva, além de concertos e residências. Com uma tela LED 16K e um sistema de áudio espacial de formação de feixes, ambos os maiores de seu tipo no planeta, o local de 160 mil pés quadrados também oferece experiências 4D com assentos hápticos e efeitos ambientais, e pode acomodar de 10.000 a 20.000 pessoas, dependendo da configuração.
Quanto ao filme de Aronofsky, ele foi filmado pelo colaborador de longa data Matthew Libatique, bem como por Andrew Shulkin, que operou a câmera Big Sky. “A câmera de lente única possui um sensor de imagem HDR de 316 megapixels, 3 polegadas x 3 polegadas, que, segundo a Sphere Studios, pode capturar imagens de 18K x 18K a até 120 quadros por segundo”, observa o The Hollywood Reporter.
“‘Postcard from Earth’ é uma jornada de ficção científica profundamente em nosso futuro, enquanto nossos descendentes refletem sobre nosso lar compartilhado”, disse Aronofsky. “No seu melhor, o cinema é uma mídia imersiva que transporta o público para fora de sua vida regular, seja para a fantasia e o escapismo, para outro lugar e tempo, ou para a experiência subjetiva de outra pessoa. A Sphere é uma tentativa de amplificar essa imersão”.
O cineasta disse, ainda, que o filme tem convergência documental e ficcional e “o projetamos para ser o mais eficaz possível na transmissão da mensagem que queríamos transmitir de uma maneira emocional, então se trata menos de gênero e mais da experiência do público.”
“Postcard from Earth” estreia em 6 de outubro no The Sphere, em Las Vegas e ainda é cedo para dizer se Darren Aronofsky está tateando uma alternativa para grandes realizadores de ‘fixarem residência’ com experiências audiovisuais singulares. É provável, porém, que seja só mais uma das esquisitices autorais de um cineasta inquieto e provocador.