Redação Culturize-se
É um dos filmes mais aguardados e badalados de 2023. “Barbie” estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho e o Culturize-se reuniu um dossiê com tudo o que de mais relevante se sabe sobre o filme de Greta Gerwig.
Barbie – o início
Barbie, a boneca, chegou pela primeira vez às lojas em 1959 e rapidamente se tornou um fenômeno mundial. Ao longo dos últimos 60 anos, a boneca mais famosa da Mattel (originalmente chamada Barbara Millicent Roberts) já teve centenas de empregos, enfrentou inúmeras controvérsias e se reinventou continuamente para se adaptar e mudar com os tempos. Embora Barbie tenha estrelado vários filmes de animação lançados diretamente em vídeo (a grande maioria disponível na Netflix e no Globoplay) e tenha sido alvo de muitas paródias, ela nunca teve uma adaptação live-action para o cinema só dela — até agora.
Depois de passar um tempo em desenvolvimento incerto, alternando entre estúdios, equipes criativas e estrelas (em um ponto, Amy Schumer estava escalada para interpretar Barbie), finalmente foi anunciado que a indicada ao Oscar Margot Robbie interpretaria a personagem principal, com o também indicado ao Oscar Ryan Gosling como Ken e a três vezes indicada ao Oscar Greta Gerwig na direção.
Sobre o que é o filme “Barbie”?
Os detalhes da trama foram mantidos em segredo e os trailers acenam para públicos diferentes – o primeiro é uma ode à cinefilia com referência direta ao clássico “2001 – Uma Odisseia no Espaço”-, mas a sinopse é a seguinte: “Viver na Terra da Barbie é ser um ser perfeito em um lugar perfeito. A menos que você tenha uma crise existencial completa. Ou seja um Ken.” A Barbie de Robbie será a boneca em crise, e o Ken de Gosling irá interromper sua fuga para o Mundo Real.
Elenco
Kate McKinnon, Issa Rae, Ana Cruz Kayne, Emma Mackey, Hari Nef, Alexandra Shipp, Sharon Rooney, Nicola Coughlan, Ritu Arya e Dua Lipa interpretam Barbies, enquanto Kingsley Ben-Adir, Simu Liu, Ncuti Gatwa e Scott Evans interpretam Kens. Michael Cera interpreta Allan, o melhor amigo de Ken, e a vencedora do Oscar Emerald Fennell interpreta Midge, a melhor amiga de Barbie. John Cena, naturalmente, interpreta um tritão.
No Mundo Real, Will Ferrell interpreta o CEO da Mattel, com Jamie Demetriou e Connor Swindells interpretando funcionários da empresa de brinquedos, e America Ferrera e Ariana Greenblatt interpretam personagens humanos que Barbie e Ken encontram em sua aventura. Helen Mirren é a narradora do filme.
Expectativas, projeções e outras curiosidades de “Barbie”
Insiders dão como certa a indicação do filme ao Oscar de Melhor Filme, em um claro reconhecimento de todo o prestígio envolvido e no bom histórico de Greta Gerwig como cineasta, que teve seus dois filmes (“Lady Bird” e “Adoráveis Mulheres”) indicados a Melhor Filme.
Há, ainda, boas expectativas em relação à bilheteria do filme. A Warner bancou o lançamento na mesma data do novo longa do ex-colaborador Christopher Nolan (“Oppenheimer”) e deve colher bons frutos com o gesto. A previsão da indústria é que o filme largue na frente, com cerca de U$ 70 milhões contra U$ 55 milhões de arrecadação no fim de semana de estreia nos EUA. A proporção deve se manter nas bilheterias internacionais.
- Margot Robbie ganhou U$ 12,5 milhões para protagonizar o filme, mas na qualidade de produtora executiva ela irá receber uma porcentagem dos lucros
- Robbie foi responsável pela produção de dois longas recentemente indicados ao Oscar, “Eu, Tonya” (2017) e “Bela Vingança” (2020)
- Noah Baumbach, marido de Greta Gerwig, co-escreveu o roteiro do longa com ela
- Noah Baumbach diz que, em termos de tom, eles estavam tentando alcançar um equilíbrio delicado com o Ken, assim como com todo o filme: “É para ser engraçado, porque é um filme sobre bonecas, mas também deve ser cheio de sofrimento e pathos, porque, bem… é um filme sobre bonecas”.
- A equipe criativa atrás das câmeras está repleta de indicados ao Oscar. Entre os destaques figuram o diretor de fotografia Rodrigo Prieto (“O Segredo de Brokeback Mountain”), a designer de produção Sarah Greenwood (“Desejo e Reparação”), a figurinista Jacqueline Durran (“Adoráveis Mulheres”) e o compositor Alexandre Desplat (“O Grande Hotel Budapeste”).
Featurettes do filme “Barbie”
O álbum do filme “Barbie”
Previsto para 21 de julho, dia da estreia do longa nos EUA, o álbum tem como principal single “Dance the Night” de Dua Lipa, mas há muitos artistas de imensa qualidade envolvidos com o disco. Nicki Minaj e Ice Spice, Lizzo, KAROL G, Charli XCX, PinkPantheress, Ava Max, Dominic Fike, KHALID, The Kid LAROI, Tame Impala, HAIM, GAYLE e FIFTY FIFTY feat. Kali integram o projeto. Ryan Gosling, também se junta à robusta lista de intérpretes da trilha sonora com sua icônica música original interpretada como seu personagem, Ken.
Margot Robbie é Barbie
Todo protagonista precisa passar por uma jornada do herói, e a Barbie Estereotipada não é exceção. O primeiro sinal de problema surge durante uma coreografia em grupo. Deslizando facilmente pela coreografia na frente das outras Barbies, ela de repente se vira para as outras e pergunta: “Vocês já pensaram sobre morrer?” Mais tarde, ela acorda e percebe que seus pés não estão mais arqueados. Ela diz: “Não tenho contexto para isso, mas meus calcanhares estão no chão.” “Você está com mau funcionamento”, diz outra Barbie a ela.
Essa cena é outra pista das questões existenciais, além de feminismo e empoderamento, temas caras à produtora Robbie e à diretora Gerwig, que perpassam o longa, a despeito de sua roupagem de filme de verão.
Ryan Gosling é Ken
Um dos atores mais versáteis de sua geração, Ryan Gosling parece a escolha natural para viver o Ken – e as cenas já vistas dele no personagem confirmam a suspeita. Greta Gerwig diz que escolheu Gosling porque “há uma qualidade na atuação de Ryan, mesmo quando ele está hilário, nunca é o ator se colocando fora do papel e comentando ou julgando essa pessoa. Ele não tenta fazer você perceber que Ryan Gosling sabe que isso é bobo. Ele faz de uma maneira que assume todas as humilhações potenciais do personagem como se fossem suas próprias.”
Em entrevista à GQ, o ator falou de sua motivação para aceitar viver o personagem no cinema, apontando que suas filhas, que brincam ocasionalmente com Barbie e Ken, tem certa importância na escolha. “Eu o vi (o boneco Ken), tipo, deitado de bruços na lama um dia, ao lado de um limão esmagado”, diz Gosling, “e foi como se dissesse: a história desse cara precisa ser contada, sabe?”