Redação Culturize-se
A arte urbana, preconiza o conceito, engloba diversas formas de expressão artística que ocorrem em espaços públicos, como paredes, prédios, ruas e áreas abandonadas da cidade. Do mais popular e acessível grafite passando por outras modalidades como performances, intervenções, arte adesiva, esculturas e instalações.
A arte urbana pode ter diferentes objetivos, desde a crítica social até a simples ornamentação da cidade. A cultura hip-hop, por exemplo, traduz experiências de rua por meio da arte, incluindo grafite, dança e rap. O surgimento da arte urbana na década de 1970 nos Estados Unidos foi uma forma de protesto por parte dos jovens das periferias. O que nos leva à indagação de como anda essa expressão artística na contemporaneidade.
Desnecessário dizer que essa arte está m constante evolução e é alvo de intervenções diversas. O movimento surgiu nos anos 60, principalmente em cidades como Nova York, Los Angeles e San Francisco, e desde então viajou pelo país.
Uma das influências mais importantes na arte contemporânea urbana norte-americana é a cultura hip hop. O hip hop, como um estilo de vida, inclui música, moda, dança e arte. A arte é uma das expressões mais importantes do movimento hip hop e é geralmente combinada com grafite. Essa forma de arte de rua é caracterizada pela escrita e desenhos em paredes, pontes, trens e outras superfícies urbanas. É uma forma de autenticação cultural, em que as vozes de grupos marginalizados podem ser ouvidas através de sua arte. Estreou recentemente nos cinemas, o filme “Urubus”, que traz essa dialética para a realidade brasileira.
Influências do passado e do presente
Outro carro-chefe da arte urbana, principalmente no contexto norte-americano, é a Pop Art, surgido nos anos 50 e popularizado por artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. A Pop Art inspira-se em imagens da cultura popular e utiliza técnicas de reprodução em massa, como serigrafia. Ela é caracterizada por cores vivas e figuras icônicas, e tem sido uma forte influência nas obras de muitos artistas urbanos.
Como se vê, são muitas as matizes da arte urbana, mas mais do que em qualquer outro lugar, nos grandes centros dos EUA, a relação com a cidade ocupa o protagonismo. Muitos artistas urbanos usam a cidade como sua tela, criando obras que são específicas para um local ou são fundamentais para a estética e história do ambiente urbano. Outras obras são temporárias, criadas apenas para um evento ou exposição. A presença dos times Miami Heat e Denver Nuggets nas finais da NBA motivaram murais e outros tipos de intervenções artísticas nas duas cidades dos times finalistas.
Como ocorre com outras correntes da arte, uma das metas focais da arte urbana é provocar reflexão sobre temas sociais, políticos e culturais. A arte urbana muitas vezes retrata questões contemporâneas, como a desigualdade social, poluição e a extinção de espécies, em uma tentativa de chamar a atenção do público para esses problemas.
Shepard Fairey é conhecido por suas obras de arte urbana e design gráfico. Uma de suas obras mais famosas é um retrato vermelho de Barack Obama, que se tornou um ícone da campanha presidencial de Obama em 2008. Fairey também é conhecido por seus murais, cartazes e adesivos com mensagens políticas e sociais, como “We the People” e “Make Art Not War”. Ele expõe regularmente em mostras individuais e coletivas desde 1993 e suas obras estão presentes em inúmeras coleções permanentes, privadas e públicas