Search
Close this search box.

ArPa mira estreitamento no universo da arte em sua 2ª edição em São Paulo

Redação Culturize-se

Após o sucesso de sua estreia, reconhecida pelo mercado, pelos expositores e pelo público de mais de 10.500 pessoas, a feira de arte ArPa realiza sua segunda edição em 2023, de 31 de maio a 4 de junho. Desta vez, a feira conta com a participação de um número maior de galerias, uma equipe renomada de curadores e reforça sua missão de proporcionar uma experiência aprofundada e próxima tanto ao público em geral quanto aos colecionadores de arte. O evento ocorrerá no Pavilhão Pacaembu, localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.

Obra que será exposta na ArPa 2023 |Foto: Divulgação

A ArPa é uma iniciativa da Allegra Pacaembu, a concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020, e tem a direção geral de Camilla Barella, gestora cultural fundadora da VIVA Projects e colaboradora da Frieze desde 2017. Nesta edição, a ArPa se une à MADE – Mercado, Arte, Design, uma feira de design que chega à sua décima primeira edição. Essa parceria é uma iniciativa do curador de design Waldick Jatobá.

Nesta segunda edição, Camilla reforça o caráter íntimo e acolhedor que foi bem-sucedido na edição anterior. Ela destaca: “Criamos uma atmosfera que permite ao público ter mais tempo para conversar com os expositores e apreciar visualmente o conteúdo da feira. Essa característica foi elogiada na ArPa, e orientamos os galeristas a pensar em seus estandes como projetos especiais, muitas vezes com curadorias próprias.”

Curadoria

A ArPa reuniu uma equipe de curadores com vasta experiência no campo das artes, privilegiando abordagens diversas e perspectivas descentralizadas na arte, reforçando assim o caráter plural da feira. Neste ano, os curadores selecionados são Carla Zaccagnini, uma argentina que atualmente reside em São Paulo e Malmö (Suécia), curadora da 34ª Bienal de São Paulo; Diego Matos, pesquisador, professor e curador formado em arquitetura, ex-curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE); e José Esparza Chong Cuy, um curador, escritor e arquiteto mexicano que atua como Diretor Executivo e Curador Chefe do Storefront for Art and Architecture em Nova York.

A Galeria paulistana Almeida & Dale e a maranhense Lima Galeria trazem para a Feira Arpa
em sua edição 2023 um Stand Solo da artista maranhense Silvana Mendes, cuja obra está no
cerne de uma disputa de narrativas contemporâneas | Foto: Divulgação

Assim como no ano anterior, cada curador assumirá a responsabilidade por um setor específico. Essa divisão foi pensada para facilitar a experiência do público e permitir a criação de recortes mais detalhados para cada segmento abordado dentro do contexto da feira. O Setor Principal será curado pela própria equipe da feira, enquanto o Setor UNI terá a curadoria de José Esparza Chong Cuy. O Setor Satélite será assinado por Diego Matos, e a Sala MOS será curada por Carla Zaccagnini. Vale ressaltar que José é o único curador que já teve experiência anterior na ArPa, sendo responsável pela curadoria do Setor Satélite na edição de 2022

Novidade

Inédita na feira, a Sala MOS é uma seção dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira, patrocinada pela Mos Incorporadora. Sob o título de Re-instaurar, a curadoria reúne uma série de conversas com artistas, curadores, restauradores e profissionais de outros campos. “Cada fala tem o intuito de desdobrar conteúdos específicos, manifestos ou latentes que nos parece necessário discutir no momento atual”, observa Zaccagnini. 

Carla Zaccagnini é artista visual, curadora e escritora argentina que reside atualmente entre São Paulo e Malmö (Suécia). Carla foi curadora da 34ª Bienal de São Paulo. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e fez mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Galerias confirmadas

São muitas as galerias que vão participar do evento. Algumas que vão expor no setor principal, em estandes de 30m² a 50m², são Almeida & Dale Galeria de Arte, Andrea Rehder Arte Contemporânea, casa triângulo, Casanova Arte, Cassia Bomeny Galeria, Galeria Cavalo, Galleria Continua, Dan Galeria, Galeria Estação, Fólio, Gomide & Co, Gustavo Rebello Arte, Galeria Inox, Isla Flotante, Galeria Karla Osorio, Kubik Gallery, Galeria Leme, Lima Galeria, Luciana Brito Galeria, Galeria Lume, Galeria MaPa, Galeria Marília Razuk, Mendes Wood DM, Galeria Mercedes Viegas, Millan, Mitre Galeria, Galeria Murilo Castro, OÁ Galeria, OMA Galeria, Piero Atchugarry, Pinakotheke Cultural, Quadra, Galeria Raquel Arnaud, Ricardo Von Brusky, Rodrigo Ratton Galeria, Simões de Assis, Galeria Ybakatu e Zipper Galeria.

Serviço

Aberta ao público: de 01 a 04 de junho, quinta-feira a domingo

Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 18h

Local: Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu

Endereço: Praça Charles Miller, s/n

Ingressos (com acesso às duas feiras): R$60 (inteira) e R$30 (meia). Ingressos à venda pelo site https://arpa.art/ 

Deixe um comentário

Posts Recentes