Search
Close this search box.

Feira de arte em SP busca estreitar laços entre colecionadores e galeristas

Aproximação com o mercado global, olhares plurais de curadores experientes e reforço positivo de relacionamentos inerentes ao universo das artes são diretrizes da ArPa 

Redação Culturize-se

A feira de arte ArPa realiza sua segunda edição em 2023, de 31 de maio a 4 de junho, após uma estreia bem-sucedida que recebeu reconhecimento expresso do mercado, dezenas de expositores e um público estimado em mais de 10.500 pessoas. Nesta edição, a feira contará com a participação de mais galerias, um time renomado de curadoria e um reforço de sua missão de propor uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com colecionadores de arte. A ArPa acontecerá no Pavilhão Pacaembu, localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.

A ArPa é uma iniciativa da Allegra Pacaembu, concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020, e tem a direção geral de Camilla Barella, gestora cultural fundadora da VIVA Projects e colaboradora da Frieze desde 2017. A realização da ArPa nesta edição também será simultânea à MADE – Mercado, Arte, Design, uma feira de design que chega à sua décima primeira edição. A parceria é uma iniciativa do curador de design Waldick Jatobá.

Foto: Vic Von Poser

A feira contará com cerca de 50 expositores que comercializam suas obras em um espaço de 4 mil m² e é dirigida por Cristina Candeloro. A infraestrutura, organização e vendas realizadas durante a feira em 2022 fizeram com que a ArPa conquistasse uma boa reputação entre associados da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) em pesquisa realizada em parceria com a Associação de Galerias de Arte (AGAB) em setembro de 2022.

Na segunda edição, Camilla Barella reforça o caráter mais íntimo e acolhedor proposto na edição anterior, possibilitando ao público mais tempo para conversar com os expositores e apreciar visualmente o conteúdo da feira. A ArPa destaca-se por orientar os galeristas a pensar seus estandes como projetos especiais, muitas vezes com curadorias próprias.

Entre os destaques dos projetos especiais já anunciados, está a galeria Gustavo Rebello Arte, que apresentará o estande do artista Ivan Serpa, que completa 100 anos de nascimento e 50 anos de morte em 2023. A galeria Mendes Wood DM propõe um diálogo entre as obras do artista sueco Runo Lagomarsino e da artista capixaba Castiel Vitorino Brasileiro. A galeria argentina Isla Flotante, em sua segunda participação na feira, apresentará o artista Valentin Demarco. A ArPa terá um aumento de 50% de galerias internacionais no Setor Principal, com representantes da Argentina, México e Uruguai, reforçando o intercâmbio com a cena artística latinoamericana.

Assim como na primeira edição, a ArPa terá estandes destinados a jovens galerias e também a espaços consolidados no circuito das artes, reunindo expositores do mercado primário e secundário.

Deixe um comentário

Posts Recentes