Redação Culturize-se
A cineasta francesa Justine Triet se tornou apenas a terceira mulher a ganhar o prêmio principal do Festival de Cannes, a Palma de Ouro, em toda a história de 76 anos do evento, conquistando o prêmio por seu filme “Anatomy of a Fall” (Anatomia de uma Queda, em tradução literal). Ela se junta a Jane Campion (por “O Piano” em 1993) e, mais recentemente, a Julia Ducournau, que venceu por “Titane” em 2021 (Ducournau também estava no júri este ano).
“Anatomy of a Fall” segue a história de Sandra (interpretada por Sandra Hüller), uma escritora alemã, seu marido francês Samuel e seu filho de onze anos, Daniel, que vivem uma vida isolada em uma cidade remota nos Alpes franceses. Quando Samuel é encontrado morto na neve abaixo de seu chalé, a polícia questiona se foi um suicídio ou um assassinato. A morte de Samuel é tratada como duvidosa e Sandra se torna a principal suspeita.
Mais cedo na noite, Quentin Tarantino subiu ao palco para apresentar Roger Corman. O cineasta de 97 anos, mentor de inúmeros outros cineastas, recebeu uma ovação de pé e chamou Cannes de “o festival de cinema mais interessante do mundo”. Para a plateia, ele disse: “Vocês têm muita sorte de fazer parte disso”.
Outros vencedores incluíram “The Zone of Interest” de Jonathan Glazer, que ganhou o Grande Prêmio; Tran Anh Hung, que conquistou o prêmio de Melhor Diretor por “The Pot-au-Feu”; e Aki Kaurismaki, cujo filme “Fallen Leaves” recebeu o Prêmio do Júri. (Veja abaixo a lista completa dos vencedores).
Palma de Ouro: “Anatomy of a Fall”, dir: Justine Triet
Grande Prêmio: “The Zone of Interest”, dir: Jonathan Glazer
Melhor Diretor: Tran Anh Hung, “The Pot-au-Feu”
Prêmio do Júri: “Fallen Leaves”, dir: Aki Kaurismaki
Melhor Roteiro: Yuji Sakamato, “Monster”
Melhor Atriz: Merve Dizdar, “About Dry Grasses”
Melhor Ator: Koji Yakusho, “Perfect Days”
Câmera d’Or: “Inside the Yellow Cocoon Shell”, dir: Thien An Pham
Palma de Ouro de Curta-Metragem: “27”, dir: Flóra Anna Buda
Menção Especial: “Far”, dir: Gunnur Martinsdottir Schluter