Redação Culturize-se
Quando se trata de recordes mundiais relacionados à música, o Guinness possui categorias para quase todas as empreitadas imagináveis — e provavelmente para algumas que você nunca imaginaria.
Por exemplo, a “maior imagem humana de um instrumento musical” foi um saxofone formado por 1660 pessoas em Nice, França, como parte do Dia Nacional da Música de 2014. Um grupo um pouco menor conquistou o título de “maior número de pessoas tocando tubos musicais” — exatamente 1171 pessoas, na cidade chinesa de Chengdu, em 2019. E, caso você estivesse se perguntando qual show entrou para a história com mais nascimentos durante sua realização, a resposta é o infame concerto de Altamont Speedway, em 1969, na Califórnia. O evento contou com apresentações de The Rolling Stones, Jefferson Airplane e outros grupos musicais de destaque, além do nascimento de quatro bebês.
Leia também: Como a trilha sonora vira combustível de “Rivais”
Há também recordes do Guinness em categorias mais convencionais. A canção “Summertime,” de George Gershwin, é a música mais gravada de todos os tempos. Já o remix disco “Star Wars Theme/Cantina Band,” das composições de John Williams, presente no álbum Star Wars and Other Galactic Funk de Meco, é considerado o single instrumental mais vendido da história.
Por outro lado, a música mais longa já lançada oficialmente ainda não alcançou sucesso popular — talvez porque tenha impressionantes 138 horas, 41 minutos e 20 segundos de duração. Um escritor e músico chamado Dr. Jagadeesh Pillai, de Varanasi, no estado indiano de Uttar Pradesh, conquistou o título em 5 de março de 2023 com sua composição e gravação de uma única faixa épica baseada no poema do século XVI Shri Ram Charit Manas. A música contém mais de 15 mil versos do poema no idioma Awadhi, uma versão do hindi. Leva mais de cinco dias para ouvi-la do começo ao fim.
O feito de Pillai superou o recordista anterior, “The Rise and Fall of Bossanova”, criado por Michael e Kelley Bostwick, de Palmer, Massachusetts. Lançada em 1º de novembro de 2016, sob o nome artístico P C III, sua duração era de modestas 13 horas e alguns minutos.