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A arte multifacetada de Rebecca Horn ganha retrospectiva na Alemanha

Redação Culturize-se

Tower of the Nameless (1994), de Rebecca Horn | Foto: Markus Tretter

A artista visual alemã Rebecca Horn é fascinada pela fisicalidade do corpo humano, referenciando suas habilidades cinéticas em esculturas, filmes, performances, fotografias e desenhos que assumem uma graciosa humanidade própria.

Uma grande retrospectiva na Haus der Kunst em Munique, Alemanha, está unindo o eclético e vasto corpo de trabalho de Horn, que abrange seis décadas. Desde os trabalhos em papel dos anos 1960, passando pelas performances e filmes dos anos 1970, esculturas mecânicas dos anos 1980 e instalações atuais, as obras coletivamente exploram a relação entre espaço, luz e som.

Ao longo de tudo, corre uma consciência cultural mais ampla, com as frequentes referências de Horn a filmes, literatura e arte onipresentes. Em seus primeiros trabalhos, a dança é o meio pelo qual ela expressa essa mistura artística, já que Horn se vê principalmente como uma coreógrafa. Mais tarde, a ideia da máquina como uma extensão do corpo é reconhecida nas esculturas mecânicas.

Para Andrea Lissoni, diretor artístico da Haus der Kunst, a exposição é oportuna. “Após as exposições individuais de Meredith Monk, Pan Daijing e Liliane Lijn, a Haus der Kunst continua seu compromisso com a vivacidade em um mundo cada vez mais digital. Rebecca Horn é uma artista visionária que encena a interação de corpos, máquinas, imagens em movimento e som em linguagens novas, únicas e diversas que estão à frente de seu tempo. Sejam instalações móveis, objetos motorizados ou corpos humanos e não humanos, a Haus der Kunst é um palco especial para coreografias novas, inesperadas e revolucionárias, transformando-se constantemente em um novo organismo vivo.”

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