Plataforma gratuita do SBT será lançada em 18 de agosto, já com canais FAST e aposta em publicidade. Emissora acredita que força da marca irá compensar pelo atraso em se lançar no mercado
Redação Culturize-se
O SBT anunciou o lançamento de sua própria plataforma de streaming, o +SBT, previsto para 18 de agosto, véspera do 43º aniversário da emissora. A nova plataforma será totalmente gratuita para os usuários, sustentada por um modelo de negócios baseado em publicidade. A empresa chega a um mercado já saturado e que dá prejuízo aos players nacionais já estabelecidos, como a Globo, com o Globoplay, e a Record, com o Play Plus.
Roberto Grosman, Diretor de Transformação Digital, e Carolina Gazal, Diretora de Conteúdo Multiplataforma do SBT, apresentaram detalhes sobre o novo serviço. O +SBT seguirá uma estratégia similar à de plataformas como Samsung TV Plus e Pluto TV, combinando canais lineares ao vivo (FAST) com uma ampla seleção de conteúdo sob demanda.
Uma das principais atrações do +SBT será a “Coleção SBT”, que apresentará séries documentais originais sobre artistas que marcaram a história da emissora, como Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Gugu Liberato e Christina Rocha.
A plataforma oferecerá dez canais lineares, cada um com programação e identidade próprias: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn. Além disso, o catálogo sob demanda incluirá programas icônicos do SBT, como “Show do Milhão” e “De Frente com Gabi”, bem como séries e filmes internacionais.
A empresa ai permitir que anunciantes exerçam os naming rights de determinados conteúdos e até mesmo batizem o nome de algum canal linear desses acima listados. De largada, a plataforma conta com cinco grandes empresas anunciando: Coca-Cola, Unilever, Seara, Boticário e Caixa Econômica Federal. Grosman prevê que, em breve, haverá pacotes disponibilizados ao mercado anunciante unindo TV e streaming.
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O momento, porém, é de apreensão no mercado. O Globoplay está numa dinâmica de corte de custos para tentar equalizar a operação da Globo no streaming. Os grandes players internacionais como Netflix e MAX introduziram pacotes com anúncios e ainda assim há dúvidas sobre a viabilidade do streaming. “É um negócio novo para nós e como vamos oferecer um streaming gratuito, o ritmo de crescimento vai depender dos anunciantes”, disse Daniela Abravanel Beyruti, CEO do SBT, no evento de lançamento da plataforma.
Rumo ao digital
Para o público infantil e juvenil, o +SBT apresentará conteúdos como a nova adaptação de “O Picapau Amarelo” e a novela “A Caverna Encantada”, de Ísis Abravanel. A plataforma permitirá a criação de até cinco perfis por conta, incluindo perfis infantis com controles parentais.
Roberto Grosman destacou que o lançamento do +SBT marca um momento crucial na transformação digital da empresa, migrando de um modelo focado em TV para um pensamento em conteúdo multiplataforma. Carolina Gazal, por sua vez, enfatizou que o +SBT busca oferecer uma mistura de alegria, conforto e qualidade de conteúdo, mantendo a essência do SBT de ser “sinônimo de felicidade”.
O +SBT estará disponível em diversas plataformas, incluindo smartphones, computadores, tablets, Smart TVs e dispositivos de streaming.