Redação Culturize-se
O artista Bryan Ochotorena, nascido em Londres em 1992, apresenta sua mais recente produção na exposição “Topografias Íntimas”, no Duna Laboratório Cultural, localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A mostra individual, gratuita, estará aberta ao público entre os dias 21 de junho e 6 de julho, exibindo esculturas produzidas nos últimos três anos. Esta exposição marca o retorno de Ochotorena após um período de sete anos em um retiro espiritual.
A exposição “Topografias Íntimas” reúne mais de 20 esculturas de madeira e pinturas a óleo e acrílico, todas criadas manualmente. As obras refletem a influência do período de 2015 a 2022, quando Bryan viveu isolado em um Ashram na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, além das peregrinações que realizou por diversos lugares sagrados ao redor do mundo.
A produção de Bryan é totalmente autoral e se desenvolve a partir da sobreposição de camadas de madeira, explorando a tridimensionalidade, a conexão com a natureza, a espiritualidade e o autoconhecimento. “Muito do meu trabalho tem como referência as camadas da natureza, como as folhas, o solo, a pele, a composição terrestre e a própria topografia. São criações que expõem questões conceituais e pessoais, que chamo de Topografias Íntimas”, explica Bryan, formado em Design pela PUC-Rio.
Residente na Serra Fluminense, Bryan dedica-se à carreira artística utilizando a madeira como principal matéria-prima. Ele explora a técnica de sobreposição em pedaços de madeira compensada e descartada. O Duna Laboratório Cultural, com seus dois andares e 17 ateliês distribuídos em 400 metros quadrados, é o cenário ideal para a imersão do público na trajetória investigativa e multifacetada do artista.
Leia também: ARTPE chega à 3ª edição com a missão de se consolidar no calendário das artes visuais
Trajetória
Bryan Ochotorena cresceu e trabalhou quase toda a vida na cidade do Rio de Janeiro. Reside há três anos na Serra Fluminense, no distrito de Mury, em Nova Friburgo, onde mantém seu ateliê. Entre 2008 e 2015, foi integrante e co-fundador do coletivo de arte Nata Família, focado no muralismo com a técnica de stencil. Em 2011, teve seu ateliê reformado pelo programa “Decora”, do GNT, e participou de projetos com grandes empresas como Red Bull e Oi.
De 2015 a 2022, Bryan viveu em um Ashram, buscando aprimoramento individual e espiritual. Durante esse período, viajou para a Índia, Amazônia, Alemanha, França, Itália, Grécia, Espanha, Antártida, Estados Unidos, Rússia, Polônia, Armênia e Geórgia, onde obteve experiências e inspirações diversas. No Ashram, aprimorou um estilo clássico de pintura com uma exímia pintora residente, expandindo suas habilidades na representação da figura humana e em outras mídias.
Além de sua formação em Design pela PUC-Rio, Bryan fez cursos de Fotografia, Toy Art, Tipografia e Iluminuras (pintura com ouro). Foi assistente do marceneiro e designer Ricardo Graham, conhecido como “O Ebanista”, por seis meses, e colaborou com a Hecho Pro Studio, uma marca de desenvolvimento de projetos autorais e sob demanda.
Em 2023, uma de suas obras foi convidada para a 23ª Semana de Design da PUC-Rio. Bryan também ministrou workshops na semana de Design da UFF e da PUC-Rio em 2022 e 2023, compartilhando seu conhecimento e experiência com novos talentos da área.