Search
Close this search box.

Arquitetura acolhedora de Riken Yamamoto é vencedora do Prêmio Pritzker em 2024

Redação Culturize-se

Jim Wai Soho | Foto: Tomio Ohashi

Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2024. O prestigiado prêmio de arquitetura foi concedido ao respeitado arquiteto baseado em Yokohama por seus projetos e trabalho inspirador na criação de comunidades, explicou o júri do Prêmio.

“Uma das coisas que mais precisamos no futuro das cidades é criar condições por meio da arquitetura que multipliquem as oportunidades para as pessoas se reunirem e interagirem. Ao borrar cuidadosamente a fronteira entre público e privado, Yamamoto contribui positivamente além do escopo para possibilitar a comunidade”, explicou Alejandro Aravena, presidente do júri e laureado com o Prêmio Pritzker de 2016. ‘Ele é um arquiteto tranquilizador que traz dignidade para a vida cotidiana. A normalidade se torna extraordinária. A calma leva ao esplendor”.

A citação do júri de 2024 afirmou, entre outras coisas, que o arquiteto japonês é destacado especialmente “por criar consciência na comunidade sobre qual é a responsabilidade da demanda social, por questionar a disciplina da arquitetura para calibrar cada resposta arquitetônica individual, e, acima de tudo, por nos lembrar que na arquitetura, como na democracia, os espaços devem ser criados pela resolução do povo…”

Seu trabalho abrange habitação, como o Pangyo Housing (Seongnam, República da Coreia, 2010), projetos civis (o Hiroshima Nishi Fire Station em Hiroshima, 2000), mas também cultura, incluindo o Yokosuka Museum of Art (Yokosuka, Japão 2006) e a Tianjin Library (Tianjin, República Popular da China, 2012). A extensa carreira de Yamamoto abrange cinco décadas.

Deixe um comentário

Posts Recentes