Search
Close this search box.

Retrospectiva em Londres celebra legado de Wendell Castle no design

Redação Culturize-se

Wendell Castle
Wendell Castle sentado em uma de suas criações | Foto: Carpenters Workshop Gallery

A Carpenters Workshop Gallery, em Londres, apresenta ‘Suspended Disbelief’, a mais recente mostra sobre o falecido escultor e designer pioneiro Wendell Castle (1932 – 2018).

O designer nascido no Kansas experimentou com design industrial, escultura e marcenaria antes de encontrar sua marca registrada em unir design escultural com funcionalidade, o que lhe rendeu frequentemente o título de “pai fundador do movimento de móveis de arte americana”.

A retrospectiva foca no trabalho posterior de Castle em madeira de 2011 a 2015, com designs de móveis esculturais inspirados em formas orgânicas e no mundo natural, sinalizando um retorno ao seu estilo biomórfico característico dos anos 1960 e 1970.

Reinventando o uso criativo de fibra de vidro e marcenaria ao uni-los, Castle revisitou sua técnica de esculpir em madeira laminada empilhada, enquanto experimentava ainda mais com aço, bronze e níquel, para criar as formas orgânicas apresentadas no trabalho.

A laminação garantia a integridade estrutural, enquanto os ângulos suaves, curvaturas e indentações texturais lembram organismos vivos, permitindo um equilíbrio fino entre trabalho escultural delicado e praticidade.

Foto: Carpenters Workshop Gallery

A exposição, que fica em cartaz até 26 de abril, destaca a abordagem natural de Castle à escultura, adicionando fluidez e movimento à natureza um tanto estática do modernismo. Os materiais que ele escolheu complementam seus métodos de design. Esculpindo em grandes blocos de madeira colados, suas criações ganham vida assumindo formas serpentinas e tentaculares, injetando brincadeira em seu trabalho.

O co-fundador da Carpenters Workshop Gallery, Loic Le Gaillard, diz: “O legado de Wendell Castle é um testemunho do poder do design visionário. Seu trabalho atravessa os mundos da escultura, design e artesanato, oferecendo inspiração infinita para novas gerações de artistas e designers. Sua maestria dos materiais, transformando-os em arte fluida e funcional, continua a desafiar e expandir nossa compreensão da criação e do artesanato”.

Deixe um comentário

Posts Recentes