Redação Culturize-se
A primeira mostra individual de Advânio Lessa em São Paulo, intitulada “Redemoinho não leva pilão” será inaugurada em 6 de março. Com curadoria de Valquíria Prates, a mostra marca o início do programa anual de exposições da Gomide&Co em 2024 e terá visitação aberta ao público de 07 de março a 04 de maio.
Advânio Lessa, nascido e residente em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto (MG), traz em sua poética artística influências de sua origem quilombola e das profissões de seus pais, cesteira e tropeiro. Realizando esculturas em escala humana a partir de troncos de árvores mortas, raízes e trançados de cipó, Lessa conecta os conhecimentos da cestaria e marcenaria com materiais encontrados nas matas da região de Ouro Preto.
“As sensações impressionantes que eu já tive, seja de estética, de energia, de movimento, de equilíbrio, de textura, eu nunca vi nada mais vibrante que a própria natureza. Então, para mim, tudo já está aí. A gente precisa compreender e ser humilde o suficiente para conectar mais com o que já está aí”, observa o artista sobre o fato de considerar a natureza coautora de suas obras.
“Redemoinho não leva pilão” convida os visitantes a refletirem sobre o café, uma das plantas mais importantes ligadas à história da Avenida Paulista. A exposição é composta por seis esculturas, tramas e flores de cipó-de-são-joão, pilões e milhares de grãos de café em coco, formando uma instalação que aborda os sistemas de produção em torno do cultivo dessa planta tão presente no cotidiano brasileiro.
O título da exposição é inspirado no provérbio Iorubá “Ijì kìí kó gbódó” [O redemoinho não leva o pilão], que celebra a força dos que não são derrotados mesmo em condições adversas.
Advânio Lessa, além de artista, também é agricultor, e sua obra reflete sua pesquisa sobre os sistemas de transformação pelo trabalho entre espécies em contextos específicos. A exposição em São Paulo é uma continuidade de seu processo de pesquisa, iniciado com a exposição “Se quiser saber do fim, preste atenção no começo” em 2023, realizada no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
A mostra também promoverá encontros e conversas sobre modos de produção do café, sistemas de bem viver integrados à produção de comida, além de estudos de caso entre arte e agricultura. A proposta de Lessa visa aprofundar a reflexão sobre o trabalho humano e a relação com a natureza em meio aos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.