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Andréia Nhur discute ritual e consumo em espetáculo de dança

Redação Culturize-se

Plasticus Dei

O espetáculo “Plasticus Dei”, última criação da artista sorocabana Andréia Nhur em colaboração com o coreógrafo moçambicano Horácio Macuacuá, terá uma curta temporada em São Paulo, no Sesc Consolação, nos dias 20 e 27 de fevereiro, às terças-feiras, às 20h, com entrada gratuita.

A obra mistura dança, música e performance, explorando um corpo em colapso entre a repetição ritualística e o uso poético de objetos descartáveis de consumo. Esta produção congrega sobreposição de cantos religiosos, respirações, ruídos, vocalizações, gestos, imagens, sons percussivos e fluxos exaustivos de movimento.

Em continuidade ao solo “Mulher Sem Fim”, criado pela própria Andréia em 2017, “Plasticus Dei” é fruto de uma investigação artística que centraliza a lógica da repetição do acúmulo e do movimento. A colaboração com o coreógrafo Horácio Macuacuá trouxe novas perspectivas para a obra, especialmente no que diz respeito à integração do corpo com o som. “Ele trouxe provocações sobre a integração do corpo com o som, fazendo com que o movimento alterasse a voz e gerasse modificações na obra”, conta Andréia.

Além da contribuição de Macuacuá, a artista-produtora Paola Bertolini também participou do desenvolvimento da obra, dividindo a direção com Andréia. A peça conta ainda com a colaboração sonorocoreográfica da coreógrafa e musicista Janice Vieira.

Andréia estabeleceu uma relação com cantos religiosos em sua pesquisa para a obra. “O repertório sonoro de ‘Plasticus Dei’ é inteiramente religioso, sacro e ligado à uma ideia de espiritualidade, e esses estados de rito têm a ver com as duas coisas – corpo e voz”, explica. A presença do plástico no cenário e figurino é uma reflexão sobre o excesso do consumo e o lugar do ritual como produto.

O espetáculo também dialoga com as ideias do livro “O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente”, do filósofo Byung-Chul Han (2021), que aborda o fim dos rituais como sintoma do atual momento do capitalismo. “Para Han, enquanto o ritual é repetitivo, permanente e compartilhado, o consumo é individual, exaustivo, seriado, apressado e extenuante“, destaca Andréia.

Plasticus Dei
Fotos: Paola Bertolini

“Plasticus Dei” é uma dança em looping ativada pela construção de um ambiente sonoro em tempo real. A obra explora temas como hiperconsumo, ritual, repetição, religião e capitalismo, num jogo de acumulação de gestos, vocalizações, sacolas plásticas e sons.

Serviço

“Plasticus Dei

20 e 27 de fevereiro, terças-feiras, às 20h

Local: Espaço Provisório (3º andar) do Sesc Consolação

Endereço: R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-020

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 45 minutos

Capacidade: 40 lugares

Gratuito. Retirada de ingressos on-line em Central de Relacionamento Digital e App Credencial Sesc SP, às 12h, e, presencialmente, nas bilheterias das Unidades do Sesc, às 14h, no dia de cada apresentação.

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