Search
Close this search box.

Arábia Saudita acelera construção da Torre Jeddah, o prédio mais alto do mundo

Redação Culturize-se

A Torre Jeddah, também conhecida como Kingdom Tower, é um projeto ambicioso que visa erguer o edifício mais alto do mundo na costa do Mar Vermelho, na Arábia Saudita. Com uma altura projetada de 1.008 metros, ou seja, mais de 1km de altura, a torre superaria o Burj Khalifa em Dubai por mais de 180 metros, tornando-se um marco global e símbolo do progresso tecnológico e econômico da Arábia Saudita.

Torre Jeddah
Foto: Divulgação

O projeto foi idealizado pelo príncipe Alwaleed bin Talal, bilionário saudita e presidente da Kingdom Holding Company, e está sob a responsabilidade do escritório de arquitetura Adrian Smith + Gordon Gill Architecture (AS+GG), conhecido por seus projetos inovadores de arranha-céus, incluindo o Burj Khalifa.

A construção da Torre Jeddah começou em 2013, mas foi paralisada em 2018 devido a problemas financeiros e geotécnicos. Em 2021, as obras foram retomadas com a expectativa de serem concluídas em 2027.

Características superlativas

A torre será composta por 167 andares e abrigará um hotel de luxo, escritórios, apartamentos residenciais e um observatório com vista panorâmica da cidade. Espera-se que a Torre Jeddah gere milhares de empregos e impulsione o turismo na região.

O escritório AS+GG, liderado por Adrian Smith e Gordon Gill, é referência mundial em arquitetura de arranha-céus. A empresa é responsável por alguns dos edifícios mais altos do mundo, como o Burj Khalifa, o Trump International Hotel and Tower em Chicago e o China Zun em Pequim.

O design da Torre Jeddah é inspirado na forma de um crescente lunar, símbolo importante na cultura islâmica. A torre terá uma estrutura triangular única que permitirá maior resistência ao vento e otimizará o uso de espaço interno.

A Torre Jeddah é um projeto monumental que, se concluído, se tornará um ícone da engenharia e da arquitetura moderna. A torre representa as ambições da Arábia Saudita de se tornar um líder global e de diversificar sua economia.

Deixe um comentário

Posts Recentes