Search
Close this search box.

Empresa desenvolve tecnologia capaz de controlar sonhos

Projeto da startup Prophetic AI, já em desenvolvimento, promete induzir e estabilizar sonhos lúcidos e já provoca tanto entusiasmo como preocupações

Redação Culturize-se

Em março estreia nos cinemas brasileiros “O Homem dos Sonhos”, em que Nicolas Cage subitamente começa a aparecer nos sonhos das pessoas. O fato, sem incorrer em spoilers, motiva publicitários e cientistas a desenvolver uma tecnologia para acessar os sonhos alheios. Pois bem, Nicolas Cage não está nos seus sonhos, mas uma tecnologia muito parecida com a que vemos no filme está à espreita. Trata-se do Morpheus-1, desenvolvido pela startup Prophetic AI. Esse dispositivo, descrito como o primeiro transformador ultrassônico multimodal do mundo, promete induzir e estabilizar sonhos lúcidos de forma inovadora.

man and woman sleeping together on a bed
Foto: Pexels

O Morpheus-1 funciona em conjunto com o Halo, um dispositivo vestível não invasivo, que detecta estados cerebrais desejados e utiliza sinais ultrassônicos para neuroestimulação, aprimorando a experiência do sonho. Por meio da tecnologia de ultrassom focalizado transcraniano, o Morpheus-1 cria hologramas ultrassônicos baseados nos estados cerebrais do usuário, proporcionando um método potencialmente mais seguro para a indução e estabilização dos sonhos.

De acordo com a Prophetic AI, o Morpheus-1 oferece uma oportunidade única para explorar os limites da consciência e ter controle sobre os próprios sonhos. Os benefícios dos sonhos lúcidos são diversos, incluindo maior controle sobre os sonhos, superação de pesadelos, aprendizagem e desenvolvimento pessoal, criatividade e resolução de problemas.

Apesar da inovação apresentada pelo Morpheus-1, especialistas levantam preocupações éticas em relação ao seu uso. Algumas dessas preocupações incluem possíveis efeitos colaterais da neuroestimulação ultrassônica, o potencial para manipulação e exploração dos usuários e o impacto na saúde mental, especialmente em casos de uso excessivo.

O Morpheus-1 ainda está em fase de desenvolvimento, com testes beta em andamento com um grupo limitado de usuários. A Prophetic AI planeja lançar uma versão beta do dispositivo no segundo semestre de 2024.

Deixe um comentário

Posts Recentes