Search
Close this search box.

Exposição no Museu do Amanhã convida público a sentir o mundo de um jeito diferente

Redação Culturize-se

O Museu do Amanhã destaca uma exposição que convida o público a explorar o mundo sob perspectivas singulares. “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”, em cartaz até 2 de junho, oferece uma experiência sensorial única, transportando os visitantes para o universo das formigas, insetos voadores e outros microrganismos.

“A primeira exposição temporária de 2024 joga luz sobre a coexistência das espécies e a interdependência da humanidade com a natureza. ‘Sentir Mundo’ coloca os visitantes em diferentes perspectivas e no habitat de outras espécies, propondo um mergulho na rede de interação entre elas. A mostra também levanta questões de preservação ambiental, dialogando com toda a programação do Museu e reforçando a importância do tema e de se pensar em soluções. Tenho certeza que a exposição é um ótimo programa para todas as idades”, explica João Falcão, diretor-geral do Museu do Amanhã.

Exposição 'Sentir Mundo' no Museu do amanhã
Foto: Divulgação

Ao adentrar “Sentir Mundo”, os visitantes são imersos em três áreas temáticas: no dossel da floresta, por dentro do solo e na dança dos insetos, através de projeções em alta definição, sons característicos e estímulos olfativos. Os cheiros, desenvolvidos especificamente para a mostra, transportam o público para o ambiente natural correspondente.

Na área do dossel das florestas, os visitantes sentirão a experiência de estar no topo das árvores. Em seguida, mergulharão no mundo subterrâneo, ouvindo os sons das formigas e dos insetos carregando folhas, enquanto sentem o cheiro de terra molhada. Uma obra seguinte oferece um superzoom às imagens de insetos, permitindo uma visão detalhada de suas vidas, acompanhada do cheiro floral e do zumbido característico.

Além da experiência imersiva, a exposição conta com um conteúdo exclusivo do Museu Nacional, apresentando três insetários desenvolvidos por pesquisadores. Essas caixas, cada uma contendo diferentes espécies de insetos, estarão acompanhadas de textos explicativos e imagens, proporcionando aos visitantes uma compreensão mais aprofundada das espécies presentes na mostra.

“Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” chega ao Museu do Amanhã após passar por Paris e Singapura, recebendo mais de 375 mil visitantes desde sua inauguração em 2021. A exposição promete proporcionar uma experiência única e educativa para todos os públicos.

Deixe um comentário

Posts Recentes