Search
Close this search box.

Meca do entretenimento, Las Vegas vai ganhar um museu de arte

Redação Culturize-se

O Museu de Arte de Nevada (NMA), sediado em Reno, surpreendeu ao suspender seus planos de uma filial em Las Vegas. Em contrapartida, o Museu de Arte do Condado de Los Angeles (LACMA) e a filantropa Elaine P. Wynn revelam uma parceria única para inaugurar o Las Vegas Museum of Art (LVMA) na cidade.

O novo museu, com previsão de abertura em 2028, terá um investimento estimado de US$ 150 milhões e ocupará entre 60.000 e 90.000 m² em três andares. O conselho de Las Vegas já aprovou a destinação de um terreno no Symphony Park, área cultural central da cidade, para abrigar o LVMA, que se junta a outros centros culturais como o Smith Center for the Performing Arts.

Museu de arte de Las Vegas
Las Vegas vai ganhar um museu de arte para chamar de seu |Foto: Art in Las Vegas

Embora o LVMA opere de maneira independente, contando com seu conselho de curadores, financiamento e liderança executiva, a colaboração com o LACMA é evidente. O LACMA contribuirá com conhecimentos profissionais, exposições e empréstimos de obras de arte, fortalecendo a instituição emergente. A cidade de Las Vegas, atualmente sem um museu de arte independente entre as 30 maiores dos EUA, será enriquecida pela adição do LVMA.

Elaine P. Wynn, co-presidente do conselho do LACMA e co-fundadora de Mirage Resorts e Wynn Resorts, lidera a iniciativa. Conhecida por suas contribuições significativas às artes e à educação, Elaine Wynn expressa otimismo em relação ao projeto, que já recebeu US$ 5 milhões do estado de Nevada. O financiamento adicional será proveniente de fontes estaduais, municipais, privadas e do Congresso.

O LVMA marca um renascimento após o cancelamento do projeto da filial do NMA em Las Vegas em 2020, devido à falta de financiamento. Heather Harmon, representante do projeto, esclarece que o LVMA não tem conexão com o NMA e destaca o momento propício para revigorar o esforço museológico em Las Vegas.

O novo museu promete ser um destino cultural significativo, com uma coleção permanente focada em arte contemporânea e moderna, incluindo obras de artistas renomados como Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Jeff Koons e Damien Hirst. Além disso, o LVMA oferecerá uma variedade de programas educacionais, um centro de pesquisa e um design moderno assinado pelo escritório de arquitetura Gensler, inspirado na vibrante arquitetura de Las Vegas.

Nos próximos seis meses, os organizadores apresentarão um esboço inicial de captação de recursos e uma proposta de design até 2025, solidificando o compromisso de transformar Las Vegas em um hub cultural de relevância global.

Deixe um comentário

Posts Recentes