Reinaldo Glioche
Alardeado como um dos mantenedores do cinema enquanto modelo de negócio e um dos bastiões do blockbuster, Tom Cruise é notadamente a última grande estrela de cinema. Prova disso é que foi anunciado com grande alarde pela Warner Bros. Discovery um acordo para produzir filmes originais e de franquias em parceria com o astro. Veja bem, não se trata de um acordo de exclusividade, como o que Cruise já chegou a ter com a Paramount, ou de first look, quando um talento leva ao estúdio um projeto para que este tenha primazia em produzir.
É apenas uma carta de intenções, mas a pompa demonstra o status de Cruise no jogo hollywoodiano reconfigurado pelo streaming. Não por acaso, Cruise é um dos poucos atores em atividade que não fizeram projetos direto para o streaming.
O astro de 61 anos já fez filmes na Warner – alguns dos mais significativos da sua carreira como “Magnólia” (1999), que lhe valeu sua última indicação ao Oscar, e “De Olhos Bem Fechados” (1999), a derradeira película de Stanley Kubrick – mas já não fazia um filme com o estúdio desde “No Limite do Amanhã” (2014).
“Estamos emocionados em trabalhar com Tom, uma lenda absoluta na indústria cinematográfica”, afirmaram Michael De Luca e Pam Abdy, co-CEOs da divisão de filmes do estúdio em um comunicado. “Nossa visão, desde o primeiro dia, foi reconstruir este estúdio icônico para as alturas de seus dias de glória e, na verdade, quando nos sentamos pela primeira vez com [o chefe da Warner Bros. Discovery] David Zaslav para discutir a possibilidade de nos juntarmos à equipe da Warner Bros. Discovery, ele nos disse: ‘Estamos em uma missão para trazer a Warner Bros. de volta – temos os melhores recursos, propriedade intelectual de contar histórias e talento no negócio – e precisamos trazer Tom Cruise de volta para a Warner Bros!’ Hoje, isso se torna realidade e estamos um passo mais perto de alcançar nossa ambição. Não poderíamos estar mais animados em receber Tom de volta à Warner Bros. e ansiamos por dar vida a mais de seu gênio na tela nos anos que virão.”
Tom Cruise completou na mesma linha entusiasmada. “Tenho grande respeito e admiração por David, Pam, Mike e toda a equipe da Warner Bros. Discovery e o comprometimento deles com filmes, fãs de cinema e a experiência cinematográfica e estou ansioso para fazer ótimos filmes juntos!”