Evento faz parte do calendário cultural do estado e reúne músicos de 19 países em Jaraguá do Sul de 10 a 20 de janeiro; outras 250 apresentações sociais serão distribuídas em 60 concertos nos shoppings e hospitais da região
Redação Culturize-se
O Femusc, Festival Internacional de Música de Santa Catarina, está de volta em sua 19ª edição, trazendo mais de 200 obras musicais distribuídas em 50 concertos. O evento, que ocorre de 10 a 20 de janeiro, transformará a cidade de Jaraguá do Sul na capital cultural catarinense, com a expectativa de atrair um público de aproximadamente 30 mil pessoas.
Reconhecido como o maior festival-escola gratuito da América Latina, o Femusc, que tradicionalmente acontece no Centro Cultural Scar, no centro de Jaraguá, expandirá suas fronteiras nesta edição. Além do Scar, o evento contará com outros dois palcos: a Igreja Luterana e a Igreja Matriz São Sebastião.
A decisão de ampliar os locais de apresentação tem como objetivo alcançar diferentes pontos da cidade que não foram impactados em edições anteriores. Alex Klein, maestro e idealizador do festival, destaca que o Femusc vai além de um festival de música, movimentando a economia local e transformando a sociedade por onde passa. Ele enfatiza que a experiência do público diversificado é crucial para o desenvolvimento da carreira musical dos alunos.
Para 2024, Alex Klein preparou uma agenda intensa, com 111 masterclasses, 543 ensaios, três Orquestras Sinfônicas, e Orquestras de Câmara. Destacam-se sinfonias de Beethoven e composições de Mendelssohn e Richard Strauss. Bach será a abertura de cada concerto, e a maioria incluirá obras de compositores brasileiros.
O corpo docente internacional conta com músicos de oito países, compartilhando experiências com os 98 alunos selecionados. O Femusc, que recebe participantes de 13 países das Américas do Sul, Central e do Norte, destaca a intensa presença dos “hermanos” latino-americanos nas inscrições.
Além das apresentações individuais, o festival contemplará solos importantes para violino e obras de renomados compositores. O Femusc ainda prevê apresentações sociais, com 60 concertos e 250 execuções em shoppings e hospitais, além de eventos em locais públicos de Jaraguá do Sul com a participação de músicos locais.
Todos os shows têm entrada livre e gratuita, e informações sobre a aquisição de ingressos podem ser encontradas nas redes sociais do Femusc. Alguns concertos serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Festival.