Redação Culturize-se
A Pinacoteca de São Paulo, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tornou-se o primeiro museu brasileiro a ser convidado a integrar o guia digital Bloomberg Connects. Este aplicativo, desenvolvido pela Bloomberg Philanthropies em 2019, é uma plataforma gratuita que oferece informações sobre diversas instituições culturais ao redor do mundo. Os visitantes, tanto locais quanto internacionais, têm acesso a exposições, informações sobre artistas e obras da Pinacoteca por meio de fotos, áudios e vídeos. A plataforma já conta com mais de 250 instituições, incluindo renomados museus como MoMA e Guggenheim, e acumula mais de 1.7 milhões de usuários.
A experiência digital proporciona a navegação pelas mostras temporárias nos três edifícios da Pinacoteca. Na exposição “Antonio Obá: Revoada”, por exemplo, os visitantes podem ouvir áudios do próprio artista explicando o processo de criação de suas obras. Quanto ao acervo permanente, uma seção exclusiva destaca os pontos principais da Pinacoteca, oferecendo áudios informativos sobre as temáticas presentes nas exposições de longa duração. O aplicativo concentra informações atualizadas sobre a instituição, servindo como um recurso para consulta durante visitas à Pinacoteca ou para exploração remota de qualquer parte do mundo. Exposições em cartaz, como “Marta Minujín: Ao Vivo”, “Cao Fei: o futuro não é um sonho” e “Alex Cerveny: Mirabília”, podem ser visitadas por meio do aplicativo.
Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, expressou satisfação com o convite para participar do projeto da Bloomberg, que é uma patrocinadora de longa data da programação e da extensa ação educativa da instituição. A presença no Bloomberg Connects possibilita à Pinacoteca alcançar novos públicos, apresentando a história do museu, seu valioso acervo de arte brasileira e a programação de exposições temporárias. O aplicativo Bloomberg Connects está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.