Search
Close this search box.

Michelangelo Pistoletto ganha exposição celebratória de seus 90 anos em SP

Exposição acompanha calendário mundial de homenagens ao artista fundamental do movimento italiano Arte Povera e fica em cartaz de 29 de novembro a 03 de março em Higienópolis (SP). A entrada é gratuita

Redação Culturize-se

O Instituto Artium de Cultura inaugura nesta quarta (30) a exposição “Terzo Paradiso”, apresentando uma seleção especial de obras do renomado artista italiano Michelangelo Pistoletto. A mostra ficará em exibição até 3 de março no palacete histórico do Artium em Higienópolis, São Paulo. Esta exibição faz parte de uma série global de exposições em celebração aos 90 anos do artista, ocorrendo em Paris, Abu Dhabi e Turim.

Como um dos principais representantes do movimento Arte Povera há quase duas décadas, Michelangelo Pistoletto explora em seu trabalho o conceito do “Terceiro Paraíso”. A exposição destaca a reconfiguração desse símbolo do infinito, representando a interseção entre a natureza e o artificial, simbolizando abertura e criação para uma transformação responsável da sociedade. O “Terzo Paradiso” será representado na exposição por fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim, adaptadas à cultura brasileira.

Michelangelo Pistoletto
O artista italiano Michelangelo Pistoletto | Foto: Divulgação

A montagem inclui obras significativas, como a “Metamorfosi” de 1976, composta por espelho e trapos, destacando-se na exploração de sentidos conceituais. Além disso, quatro obras da série “Color and Light”, iniciada em 2014, estarão presentes, abordando temas que atravessam a carreira do artista.

A exposição, que conta com o apoio da Galleria Continua, oferecerá ações e oficinas educativas gratuitas para diversos públicos. A diretora de artes visuais do Instituto Artium, Graziela Martine, destaca que “Terzo Paradiso” é uma celebração ao legado de Pistoletto, convidando os espectadores a participarem ativamente na evolução da arte e da sociedade.

Michelangelo Pistoletto, nascido em 1933, é considerado um dos precursores e protagonistas da Arte Povera. Fundador da Cittadellarte, em Biella, na década de 1990, ele recebeu vários prêmios internacionais, incluindo o Leão de Ouro na Bienal de Veneza. Sua exposição individual no Museu do Louvre, em 2013, e o Praemium Imperiale em Tóquio, em 2013, são alguns dos marcos em sua carreira. Suas obras estão presentes nos principais museus de arte contemporânea em todo o mundo.

Deixe um comentário

Posts Recentes