Search
Close this search box.

OpenAI demite CEO em meio a acirramento da competitividade

Redação Culturize-se

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (17), a OpenAI, empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, anunciou uma significativa mudança em sua liderança, com a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa.

Foto: Reprodução/Wikipedia

De acordo com a nota oficial, a decisão foi tomada pela diretoria da OpenAI, que alegou que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”. A empresa enfatizou que a estrutura organizacional foi concebida para garantir que a inteligência artificial beneficie toda a humanidade e que a confiança no ex-CEO foi comprometida.

O conselho da OpenAI expressou sua gratidão pelas contribuições de Sam Altman para a fundação e crescimento da empresa, mas afirmou que a mudança de liderança é necessária para avançar. A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, assume interinamente a presidência da empresa, enquanto a busca por um novo presidente efetivo está em andamento.

A falta de detalhes sobre as alegações de falta de sinceridade de Sam Altman deixa espaço para especulações sobre os motivos por trás da mudança na liderança. O conselho, composto por figuras-chave como Ilya Sutskever, cientista-chefe da empresa, Adam D’Angelo, CEO da Quora, Tasha McCauley, empreendedora de tecnologia, e Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown, permanece comprometido com a missão da OpenAI de garantir o benefício amplo da inteligência artificial.

A transição na liderança da OpenAI ocorre em um momento crucial para a empresa e a comunidade de inteligência artificial como um todo. Um ano após o lançamento do ChatGPT, o cenário é de competitividade atroz e gigantes como Amazon, Google e X já lançaram seus modelos de linguagem.

Deixe um comentário

Posts Recentes