Search
Close this search box.

Maior festival circense do Rio Grande do Sul chega à 8ª edição

8º Sesc Circo contará com 28 apresentações totalmente gratuitas de artistas de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul

Redação Culturize-se

A 8ª edição do Sesc Circo, maior festival circense do Rio Grande do Sul, será realizado na cidade de Camaquã, na região Centro-Sul, entre 21 e 26 de novembro de 2023. O evento cultural contará com 28 apresentações gratuitas, incluindo sessões de rua, shows em escolas e espetáculos no Largo e na Lona Sesc Circo, instalados na “Prainha”, ponto turístico de Camaquã.

Foto: Carlos Macedo

Com a participação de 15 atrações representando cinco estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal), o Festival promete uma programação diversificada. Além das apresentações, serão realizados dois encontros formativos para profissionais da área através do Sesc Dramaturgias.

A coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS, Jane Schoninger, uma das responsáveis pela curadoria do festival, destaca a diversidade das atrações: “As atrações desta edição evocam muito do circo-teatro, do circo de tradição e têm muito presente a figura icônica do palhaço, mas com diferentes abordagens, algumas ligadas à música, outras à emoção ou às gags clássicas, trazendo referências dos múltiplos lugares de onde estão vindo esses artistas.”

Dentre os destaques, a estreia no Rio Grande do Sul do espetáculo “Se der corda”, da companhia carioca Circo no Ato, proveniente de uma recente turnê pela Europa. O coletivo apresenta seu primeiro trabalho infantil, uma montagem que transporta quatro amigos por um livro mágico repleto de aventuras, humor e acrobacias.

Leia também: Sesc Casa Verde abre suas portas com exposição sobre o Carnaval

A programação conta também com dois trabalhos do Circo Caramba, de São Paulo, referência nacional em palhaçaria musical: “Jerônimo Show” e “Uma inusitada banda de um homem só”. Destaca-se ainda “Cabeça de Nego”, espetáculo profundo do renomado artista João Artigos, que aborda reflexões sobre a capacidade humana de produzir felicidade. Artigos, com quatro décadas de trajetória, fundou o Coletivo Criadores Circenses no Rio de Janeiro e interpretou Benjamin de Oliveira na novela “Amor Perfeito” da TV Globo. No Sesc Circo, ele ministrará dois encontros com artistas através do projeto Sesc Dramaturgias, que visa debater processos criativos num contexto afrocentrado.

Festival circense acontece no Rio Grande do Sul
Foto: Iere Ferreira

A palhaçaria feminina também ganha destaque na edição, com a participação de Vanderleia Will, do grupo catarinense Pé de Vento Teatro, Lu Lopes, com a personagem Palhaça Rubra de “O show de variedades da mesma coisa”, e o grupo NIC Mulheres Palhaças de Porto Alegre, que apresentará “Respira não Pira”. A programação, que pode ser conferida em sua plenitude no site, ainda reserva espaço para talentos gaúchos, com artistas e coletivos de diversas cidades do estado, totalizando oito atrações desenvolvidas localmente.

Deixe um comentário

Posts Recentes