Reinaldo Glioche
O ótimo “The Problem with Jon Stewart” não voltará para a terceira temporada na AppleTV+. O humorista e a empresa não conseguiram dirimir desentendimentos em relação a alguns temas do programa em seu novo ciclo.
O The New York Times relatou que Stewart informou sua equipe na quinta-feira (19) que a Apple se opôs a tópicos relacionados à China e à inteligência artificial. A produção da terceira temporada já estava em andamento, com as filmagens prestes a começar.
As tensões entre Apple, de maneira geral avessa a riscos e polêmicas que possam tumultuar seus negócios, e Stewart já eram palpáveis e conhecidas nos bastidores, mas agora chegaram a um ponto de inflexão. Segundo apuração do THR, a Apple abordou Stewart e informou ao apresentador que ambos os lados precisavam estar “alinhados” em relação aos tópicos do programa. Stewart, segundo as fontes, se recusou a ser “engessado” pela Apple, que ameaçou cancelar a série. Stewart, de acordo com as fontes, queria ter controle criativo total da série e, após a ameaça da Apple de cancelar a série, informou à empresa de tecnologia que estava se afastando do programa em vez de ter as mãos atadas.
Durante suas duas temporadas, “The Problem” recebeu cinco indicações ao Emmy, incluindo na categoria de programa de entrevistas e roteiro, e se consolidou como um programa de estímulo ao debate e à reflexão abordando temas espinhosos e historicamente complexos.
Jon Stewart havia assinado um contrato de vários anos com a Apple em 2020, que incluía o programa de atualidades que se tornou o “The Problem” e outros projetos de desenvolvimento por meio de sua produtora Busboy Productions. Não é possível afirmar que esses outros programas não irão acontecer. A ambos os lados interessa pôr água na fervura.