Search
Close this search box.

Feira do Livro de Frankfurt comemora 75 anos com debate e engajamento em foco

Redação Culturize-se

A 75ª edição da Feira do Livro de Frankfurt está se aproximando, e este ano promete ser um evento excepcionalmente importante tanto para a indústria do livro quanto para a cultura global. Organizadores da feira recentemente realizaram uma conferência de imprensa para destacar o que os visitantes e participantes podem esperar desta edição especial.

Uma das principais novidades que sinaliza o retorno do dinamismo comercial ao setor de publicação é o fato de que o Centro de Agentes Literários e Scouts (conhecido como “LitAg”) esgotou todas as suas 584 mesas. Isso representa um aumento significativo em relação aos números pré-pandemia de 528 (em 2018) e 522 (em 2019). Essa venda esgotada demonstra o forte interesse dos agentes e profissionais literários em se reunir pessoalmente e negociar direitos autorais e acordos editoriais.

Feira de Livros de Frankfurt
Foto: Divulgação

Além disso, as vendas de estandes de expositores e “workstations” estão em alta, indicando uma grande participação de editoras e instituições. As vendas de ingressos também estão indo muito bem, refletindo o entusiasmo do público pela feira. Um destaque importante é a presença de representantes de empresas asiáticas, que têm melhores condições de retornar à Alemanha para o evento este ano, em comparação com os anos recentes.

A programação da Feira do Livro de Frankfurt também está repleta de atrações culturais. A ênfase deste ano está em três áreas fundamentais: política, filosofia e poesia. Isso reflete a crescente importância da dimensão intelectual e artística em um momento de incerteza global, abrangendo a economia, a política e a cultura.

Entre os destaques da programação política está a discussão sobre os direitos humanos, que contará com a presença do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, e da laureada com o Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, das Filipinas. Essa discussão promete abordar a situação atual e o futuro dos direitos humanos em um mundo em constante transformação.

Além disso, a programação inclui um concerto da cantora israelense Liraz, que tem se destacado por suas canções em farsi e seu apoio ao movimento das mulheres iranianas. A música será uma forma poderosa de expressar mensagens culturais e políticas.

Leia também: O destino das livrarias será o mesmo das videolocadoras?

O evento de abertura contará com a participação do chanceler alemão Olaf Scholz e da presidente da Eslovênia, Nataša Pirc Musar, que é o país convidado de honra desta edição. A cerimônia também apresentará palestras filosóficas e literárias proferidas por Slavoj Žižek e Miljana Cunta, autores selecionados pelo comitê de convidados de honra da Eslovênia.

A Feira do Livro de Frankfurt continua a ser um local de encontro essencial para a indústria editorial e um farol cultural que aborda questões globais e políticas. Os participantes podem esperar uma experiência enriquecedora e inspiradora. A feira ocorrerá de 18 a 22 de outubro, e certamente será um evento marcante em 2023.

Deixe um comentário

Posts Recentes