Search
Close this search box.

“Retratos Fantasmas” é escolha bem calculada para levar Brasil ao Oscar

Reinaldo Glioche

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou nesta terça (12) que “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, é a escolha do País para tentar uma vaga entre os cinco finalistas na categoria de Filme Internacional no Oscar. É a 3ª vez que um filme de Mendonça Filho recebe essa honra e incumbência. “O Som ao Redor” em 2014 e “Bacurau” em 2020 o precederam, sem sucesso.

retratos fantasmas
Foto: Divulgação

O comitê que decide o representante brasileiro passou por mudanças nessa linha do tempo que divide os filmes do cineasta selecionados para representar o Brasil, mas é possível dizer que todos os casos foram boas escolhas. Em 2023, porém, a competição era menos inspirada e o longa debutou com críticas elogiosas em Cannes, está passando em Toronto e o cineasta tem boa plataforma junto a críticos americanos.

Além do mais, se cacifa para concorrer a documentário, uma sinalização de que o comitê brasileiro está atento às tendências. O dinamarquês “Flee”, em 2022, concorreu em Animação, Documentário e Filme Internacional, e em 2023 foi a vez do indiano “All That Breathes” figurar em Documentário e Filme Internacional, ganhando o primeiro.

Além do mais, o longa de Mendonça Filho é nostálgico de uma instituição que é o cinema de rua e aborda memória, afeto e cidades por meio da relação com o cinema. É um tema que claramente tem potencial de ressoar junto aos acadêmicos, especialmente em um ano em que o espaço do streaming em detrimento do cinema está em debate tão acalorado com greves e diversas intervenções na mídia.

O próprio diretor reconhece esse ponto de encontro. “Retratos Fantasmas’ é um filme que fala sobre o cinema. Hollywood está se olhando e repensando essa relação com a sala de cinema depois da pandemia e da chegada do streaming, e acho que esse é um filme que se encaixa muito bem num cenário de discussão que o mundo está tendo nesse momento”, disse em entrevista ao Headline.

É muito cedo para dizer se “Retratos Fantasmas” tem boas chances de figurar entre os indicados, até porque muitos países ainda precisam definir seus representantes, mas as chances são reais e derivadas de uma escolha muito bem calculada.

Deixe um comentário

Posts Recentes